Primeiramente, o patrimônio monetário particular de muitos brasileiros não é o suficiente para que haja a aquisição, por exemplo, de uma casa ou de um apartamento. Sob esse contexto, segundo Karl Marx, filósofo e economista da antiga Prússia, o “mundo humano” é desvalorizado à medida que o “mundo das coisas” é valorizado. Dessa maneira, é perceptível que há uma clara relação entre o pensamento de Marx e a realidade do País, visto que há uma supervalorização do valor dos aluguéis e das vendas no mercado imobiliário, engendrando, desse modo, em escala nacional, maiores quantidades de pessoas desprovidas de residência, que são expostas à criminalidade e à poluição urbanas. Ulteriormente, o Estado deverá intervir na situação, a fim de solucionar tal problemática.
Ademais, outro impasse para a parcela do povo brasileiro que não possui moradia é o difícil acesso aos documentos nacionais necessários para as mais variadas circunstâncias, já que não é possível apresentar um comprovante de residência que possua o nome do titular desejado. Nessa forma de pensar, Immanuel Kant, filósofo prussiano, afirmava que o direito é a coação universal que protege a liberdade de todos os indivíduos. Dessarte, é óbvio que, por exemplo, o impedimento à vacinação ou ao ingresso a uma universidade sobre as pessoas que não têm um lar definitivo fere os direitos da cidadania, que o Governo Federal deve preservar, no intuito de assegurar a liberdade individual de cada membro social. Posteriormente, medidas devem ser planejadas e aplicadas para obliterar tal questão.
Portanto, atitudes são necessárias para dirimir o óbice. Logo, o Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Economia, deverá garantir, por meios de novos subsídios financeiros, que todos os brasileiros tenham acesso a uma moradia de qualidade e devidamente mobiliada — apenas com os móveis e eletrodomésticos básicos, como geladeiras, fogões e camas —, no intuito de garantir a segurança socioeconômica e a saúde de todos os cidadãos da Pátria. Por conseguinte, o cenário soturno e distópico de Gotham poderá ser evitado na realidade vivenciada no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.