Em fevereiro de 2022, o Jornal O Tempo publicou uma matéria importante retratando a realidade de cidades do interior de Minas Gerais onde é comum trabalhar muito em troca de salários precários, fato este, que ocorre, devido a forte pobreza instalada nessas regiões, deixando os moradores sem opções e oportunidades melhores. São essas as características que constituem a escravidão moderna: Trabalhos exaustivos, remunerações baixas, ambiente de trabalho muitas vezes infrequente e pessoas em situação de pobreza que necessitam desses empregos, independente das condições deploráveis.
Infelizmente, mesmo com a ilegalidade da prática, o trabalho análogo à escravidão é mais comum do que aparenta ser. "Segundo a organização Slavery Footprint existem, atualmente, no mundo 27 milhões de escravos, sendo que 18 milhões são crianças." Fica pior, quando pensamos que grande parte da escravidão moderna parte de grande empresas, com nomes conhecidos no mundo todo, como por exemplo a Nike, Coca- Cola, Apple e Victoria's Secret. Além disso, o trabalho escravo também esta presente nos trabalhos vinculados às drogas e à exploração sexual, ambos com índices alarmantes de trabalho escravo infantil.
Em virtude do que foi mencionado, pode-se visualizar um cenário de práticas absurdas que deveriam constar atualmente extintas, mas que continuam perdurando ao longo dos anos . É forçoso socialmente, repudiar tais fatos, visto que, não pode ser bem aceito, algo que desvaloriza a natureza humana, e propicia o retrocesso de anos de luta contra a escravidão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.