Em primeiro plano, evidencia-se por parte do Estado, a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para a garantia de um trabalho digno e o acesso de muitos ao seu primeiro emprego no país. Segundo o pensador Thomas Habbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, essa lógica não é comprovada pelo papel passivo que o Ministério do trabalho e emprego, exerce na garantia de um trabalho que proporcione qualidade de vida ao cidadão. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
Outrossim, é importante pontuar que a negligência dos sindicalistas também colabora para a deficiência de emprego de qualidade no Brasil. Isso decorre principalmente pela falta de fiscalização mais rígida por parte do sindicato que poderia potencialmente inibir empregos que desrespeitem os direitos do trabalhador e que ferem a dignidade do cidadão.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para assegurar a dignidade do trabalhador brasileiro. Posto isso, o Ministério do trabalho e emprego junto ao Governo Federal devem através da criação de leis e planos nacionais, investir em cursos profissionalizantes e na ampliação de empregos no país, com mais opções os trabalhadores deixariam de aceitar empregos com condições de trabalho precárias e com profissionalização e conhecimento passariam a lutar por seus direitos com mais vigor. Ademais a sociedade, como conjunto de indivíduos que compartilham valores culturais e sociais, devem atuar em conjunto através de boicotes e campanhas com objetivo de cobrar dos sindicatos uma postura mais presente e uma fiscalização mais assídua, para que, assim, mais brasileiros possam desfrutar de uma vida de qualidade e um emprego digno.
Afinal, conforme afirmou Rousseau: "a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada