Avatar do usuário
Por Alunasarah
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#87362
De acordo com uma entrevista documentada pelo programa de televisão Câmera Record, exibe a dura realidade que cidadãos brasileiros encontram por não haver documentação civil. Nesse sentido, diante da conclusão da reportagem é notável a preocupação diante da invisibilidade no registro civil, não garantindo a cidadania digna ao brasileiro. Desse modo, se dá em virtude da falta de acesso aos cartórios de registro civil e a ausência de conhecimento sobre o direito de condições de cidadão.
Dessa forma, em primeira análise, a falta de acessibilidade aos cartórios de registro civil é um desafio presente no problema. Cabe ressaltar os dados apresentados pelo IBGE, que 7,5% dos habitantes da região Norte do Brasil não possuem registro civil, é evidente que na região predomina a moradia ribeirinha, que segundo Joshua Project somam 7,105,000 de pessoas, sabendo disso, esses cidadãos dependem integralmente do transporte fluvial para a locomoção. Sob essa lógica existe a difículdade de alcance dessas pessoas a área urbana, tendo como consequência a falta de acesso ao cartório local, causando a invisibilidade no registro civil. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser mudado.
Em paralelo, a ausência do conhecimento sobre o direito de condições de cidadão é um entrave que tange ao problema, de acordo com um estudo realizado pela Boa Vista SCPC, mostrou que 67% dos brasileiros sabem pouco ou nada sobre seus direitos. Sob esse viés, tem-se como a falta de registro civil, pelas pessoas não terem a ciência sobre os direitos de cidadão, causando a invisibilidade ao governo. Assim sendo de suma importância medidas que interfiram nessa causa.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, é preciso que o Ministério da Cidadania promova ações em massa para garantir o registro civil as populações que não tem acesso aos cartórios, por meio de campanhas comunitárias para que agentes e líderes comunitários possam ir até essa população, a fim de registrar essas pessoas no registro civil. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de conhecimento das pessoas sobre os direitos de um cidadão. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora nas condições civis e sociais desse grupo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
63 Exibições
por jvbitencourt
0 Respostas 
110 Exibições
por Line2005
A lucracao do governo em cima da população
por JanRiq    - In: Outros temas
1 Respostas 
92 Exibições
por JanRiq
A lucração do governo em cima do conssumidor
por JanRiq    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por JanRiq
0 Respostas 
82 Exibições
por Mans2
1 Respostas 
87 Exibições
por Agata1309
0 Respostas 
65 Exibições
por Mrzaax
1 Respostas 
116 Exibições
por Fortes
0 Respostas 
113 Exibições
por EstefMarques
0 Respostas 
1528 Exibições
por cris2

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Por favor, não corrijam essa redaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM