Dessa forma, em primeira análise, a falta de acessibilidade aos cartórios de registro civil é um desafio presente no problema. Cabe ressaltar os dados apresentados pelo IBGE, que 7,5% dos habitantes da região Norte do Brasil não possuem registro civil, é evidente que na região predomina a moradia ribeirinha, que segundo Joshua Project somam 7,105,000 de pessoas, sabendo disso, esses cidadãos dependem integralmente do transporte fluvial para a locomoção. Sob essa lógica existe a difículdade de alcance dessas pessoas a área urbana, tendo como consequência a falta de acesso ao cartório local, causando a invisibilidade no registro civil. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa ser mudado.
Em paralelo, a ausência do conhecimento sobre o direito de condições de cidadão é um entrave que tange ao problema, de acordo com um estudo realizado pela Boa Vista SCPC, mostrou que 67% dos brasileiros sabem pouco ou nada sobre seus direitos. Sob esse viés, tem-se como a falta de registro civil, pelas pessoas não terem a ciência sobre os direitos de cidadão, causando a invisibilidade ao governo. Assim sendo de suma importância medidas que interfiram nessa causa.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, é preciso que o Ministério da Cidadania promova ações em massa para garantir o registro civil as populações que não tem acesso aos cartórios, por meio de campanhas comunitárias para que agentes e líderes comunitários possam ir até essa população, a fim de registrar essas pessoas no registro civil. Paralelamente, é preciso intervir sobre a falta de conhecimento das pessoas sobre os direitos de um cidadão. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora nas condições civis e sociais desse grupo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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