Por consequência desse conturbado relacionamento entre o homem e o ecossistema, houve-se um desequilíbrio que não afetou apenas o sistema natural da vida mas também da civilização, pois ao decorrer dos séculos vem sofrendo gravemente pela falta de conscientização ambiental da população.
Portanto, alguns problemas são notórios e frequentes, por exemplo, a dispensação incorreta de resíduos poluentes nos percursos de água, assim, a tornando imprópria para consumo e prejudicial à saúde, tais poluentes podem interferir no desenvolvimento da biodiversidade. Além disso, se vale lembrar das enchentes provocadas pelo acúmulo de lixo nas ruas, deslizamentos por conta de desmatamentos em excesso, como ocorrido em Petrópolis em 2022 em Santa Catarina em 2018, intoxicações alimentares e a escassez de recursos de suma importância.
Desse modo, pode-se notar que a população sofre pela carência da conscientização da antiguidade, e que a futura sociedade poderá provar dessa mesma angústia. Requer da mesma um posicionamento racional em relação a esse cenário, sendo mais abordado nas instituições de ensino com projetos e palestras feitas pelos educadores, para que o cidadão crie essa consciência no seu núcleo escolar e a partir de então desenvolva o respeito e a preocupação com o meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.