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Por Hernan
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O jornalista Gilberto Dimenstein, ao produzir a obra "cidadão de papel", afirmou que a consolidação de uma sociedade democrática exige a garantia dos direitos fundamentais de uma nação. Contudo, ao observar que uma parcela da população brasileira não tem acesso à documentação pessoal, constata-se que esses direitos não têm sido assegurados na prática. Com efeito, é imprescindível enunciar o Estado e a Mídia como pilares fundamentais da chaga.
Em primeira instância, torna-se evidente a influência do Estado brasileiro na exclusão registral. sob tal perspectiva, é oportuno assinalar que conforme o pensador Émile Durkheim, a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distanciada do senso comum. Nesse sentido, a proposta do sociólogo pode ser apricada quando se analisa o desprezo sobre si mesmo da população afetada por esse infortúnio. Destarte, discorrer criticamente essa problemática é o primeiro passo para a consolidação de um país equânime.
Ademais, é cabível pontuar que a omissão da mídia corrobora com a persistência da vicissitude. nessa lógica, a falta de comprometimento de emissoras e influenciadores digitais acabam agravando o desinteresse e a desinformação em pessoas mais carentes. portanto, além de evidênciar o contexto discutido por Gilberto Dimenstein, vai de encontro com ao Contrato Social. Assim, medidas devem ser tomadas pelas "entidades" do entretenimento, a foto de atenuar o revés.
Portanto, para a efetiva democratização do direito à documentação pessoal, é importante que o governo federal, por intermédio de subsídios tributários estaduais, forneça apoio a programas televisivos e encontros virtuais de grande audiência. Essa medida deve discutir o assunto com profissionais nessa área, com o objetivo de revelar as reais consequências do problema. Feito esses pontos, com a visão crítica de Durkheim, a sociedade brasileira deixará de ser uma comunidade de papel.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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