A princípio, cabe destacar acerca da lógica referente aos efeitos da taxação dos livros, visto que essa ação dificulta o acesso dos menos favorecidos socialmente. Nessa perspectiva, o portal R7 Notícias divulgou que o Brasil é um país com leitores que sofrem com os preços altos das obras literárias, o que fica nítido, por consequência, a necessidade de desaprovação dessa taxa.
Ademais, vale salientar que o sistema de educação também precisa do fácil contato com os livros devido ao efeito positivo causado nas crianças para melhorar a imaginação e o desenvolvimento intelectual desde cedo. Sobre esse aspecto, de acordo com o filósofo iluminista Voltaire, a leitura engradece a alma, notando-se assim, o impacto que tal hábito produz. Logo, são indispensáveis medidas para evitar a problemática da proposta de taxação.
Portanto, urge que o Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros - não permita que os livros sejam taxados, por meio da elaboração de uma documentação contra essa ação, afim de evitar que os estudantes sejam prejudicados por essa burocratização. Dessa forma, tal iniciativa será capaz de impedir a persistência da dificuldade de leitura no país em contrapartida do contexto retratado em "A menina que roubava livros".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.