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Por Luana7r6
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O controle do tabaco é um dos grandes problemas do Brasil e dos seus agravantes é o tráfico ilegal de cigarros vindo do Paraguai fazendo com que mais pessoas fumem e assim gerando várias doenças crônicas e centenas de mortes por dia, pelo vício a nicotina. 

    Primordialmente deve-se destacar que o tráfico ilegal, filmes e séries onde mostram o cigarro como algo normal que também é associado a aceitação em grupos sociais acabam sendo ajudantes para o uso desenfreado do tabaco tanto na adolescência pela compra ilegal e influência desses filmes e séries quanto na vida adulta pelos mesmos motivos.

    Convém ressaltar também os riscos a saúde. Segundo a OMS o câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo, percebe-se nisso que existe negligência do governo, por não se importar com o consumo do fumo, e pela sociedade que já normalizou isso. 

    Enfim o governo deveria investir em mais fiscalizações para o controle da entrada de cigarros ilegalmente no Brasil, criar projetos nas escolas onde seriam debatidos os malefícios do fumo para a saúde, criar mais grupos de apoio para os fumantes e até impor alguma lei que em filmes, séries seja mostrado como fumar não faz bem a saúde para que com isso possa diminuir os casos de fumantes e mortes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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