Avatar do usuário
Por anaclaratir
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#86985
A constituição federal de 1988 - documento situado no topo do ordenamento jurídico brasileiro - garante direito à saúde a todos os residentes do país. No entanto, a efetividade desse princípio constitucional se torna distante, uma vez que as epidemias se tornaram um risco constante a população brasileira, isso surge como um complexo a ser sanado. Tal problemática possui, infelizmente, como causa a ausência de assistencialismo e a falta de medidas preventivas para tal ação, as quais devem ser mitigadas em prol do desenvolvimento e da saúde nacional.
Sob essa perspectiva, é válido destacar a ausência do assistencialismo como um dos principais motivadores dessa problemática. Acerca disso, de acordo com o artigo 203 da própria constituição, a assistência social deveria ser prestada a todos que necessitarem. Todavia, em contrassenso a esse artigo, ocorre no país a ausência dessa assistência, tornando ainda mais árduo, o trabalho dos profissionais de saúde que trabalham diariamente para que não ocorra mais uma epidemia. Assim, enquanto a falta de assistencialismo permanecer vigente, difícil será a resolução dessa ponderosa questão.
Além disso,a falta de medidas preventivas a uma epidemia dificulta a superação da questão das epidemias presentes na saúde brasileira. Nesse viés, segundo o filósofo John Locke em suas ideias, afirma, que todos são iguais em direitos. Desse modo, grande parte dos brasileiros sofrem uma exposição a mais em relação a epidemias, fato que demonstra a grande procura dos cidadãos por vacinas e remédios para a prevenção de epidemias e doenças. Logo, configura-se um contexto de violência simbólica, o que demanda urgentes intervenções.
Assim, é preciso que medidas sejam mobilizadas com o intuito de diminuir esse risco e exposição da população a epidemias. Para tanto, urge o ministério da saúde - responsável por elaborar e organizar planos para aprimorar e promover a assistência a saúde dos brasileiros - fornecer medidas estratégicas para disponibilizar o assistencialismo necessário por meio de hospitais e postos de saúde, para que assim, os residentes do país possuam acesso à saúde e medicamentos. Outrossim, cabe ao poder legislativo criar leis e normas para que a prevenção de epidemias seja prioridade e de fato colocadas na prática, a fim de evitar que elas ocorram. Espera-se, com essas medidas, garantir, na prática, o direito à saúde assegurado pela constituição cidadã.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
90 Exibições
por Kaazim
Desafios no combate as epidemias no Brasil
por isas522    - In: Outros temas
2 Respostas 
253 Exibições
por mari799
0 Respostas 
96 Exibições
por Vitosb
0 Respostas 
195 Exibições
por Itamararuas
8 Respostas 
692 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
311 Exibições
por Anacxx
0 Respostas 
145 Exibições
por stitch12
0 Respostas 
908 Exibições
por Nayuri122
0 Respostas 
179 Exibições
por Biahx
0 Respostas 
84 Exibições
por Robson178

Segundo o Ministério da Saúde, natal[…]

Desde o iluminismo, entende-se que a uma sociedade[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM