Mormente, é imperioso destacar que a escassa utilização dos "podcasts" como recurso de aprendizagem atua em contrariedade ao incremento da comunicação no ambiente educacional. Acerca disso, é profícuo abordar o francês Edgar Morin, que defende a importância de um método pedagógico ligado na multiplicidade de saberes e nas estratégias de ensino. Nota-se, entretanto, que os responsáveis pela educação básica vão em desencontro com a lógica do sociólogo, posto que não buscam , com a inserção desse recurso popular, o gosto pela pesquisa e pela intercomunicação dos alunos, mediante o desenvolvimento oral. Assim, gerando, infelizmente, a falta de um interesse inato deles em participarem ou buscarem pelo ensino. Dado isso, é fulcral que as escolas obtenham novas maneiras de integrar o conhecimento, utilizando essa língua radiofônica na comunicabilidade dos discentes.
Além disso, é válido apontar a importância de uma influência benéfica nesse recurso de interlocução, para proporcionar uma atuação admirável aos receptores. A esse respeito, o sociólogo Émile Durkheim ressalta que o ambiente social determina as condutas de um indivíduo. Da teoria à prática, evidencia-se que, com o poder de ascensão dos "podcasts", torna-se fundamental que os produtores informacionais sejam cuidadosos e respeitosos com suas palavras, ao difundir seus conteúdos, de modo a evitar tensões e disputas discursivas em uma área comunicacional que influa, maleficamente, à população. Pois, fica claro que esses meios sociais podem ser grandes construtores de pensamentos reflexivos e induzirem vários efeitos sobre os ouvintes.
Portanto, a fim de potencializar a comunicação dos "podcasts", é necessário que as escolas — com seu papel de fortalecer o aprendizado — realizem aulas de como pesquisar temáticas atualizadas e, também, maneiras de utilizar esses recursos. Isso deve ser feito por meio de atuantes nessa área, que ensinam eles a produzirem tópicos educativos de qualidade, com o fito de evidenciar novas estratégias de conversação oral e dar notoriedade à educação, por intermédio dessa linguagem radiofônica no Brasil. Com essa ação, o infortúnio relacionado aos óbices supracitados serão evitados, para o bem-estar social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.