Um dos aspectos do machismo estrutural, está no próprio mercado de trabalho, onde empresas dão prioridade a pessoas do sexo masculino, tendem até mesmo receber mais que o sexo feminino, mesmo exercendo as mesmas funções. Outro aspecto seria a influência política que a mulher era reclusa, até algumas décadas atrás, a mulher não votaria, direito que foi conquistado pelo movimento feminista no Brasil, essa política de exclusão do sexo feminino, vem desde a Europa colonial.
Países mais desenvolvidos como o EUA, também sofrem de machismo estrutural. Tal que no dia 8 de março de 1957, ocorreu um marco na história do mundo, o incêndio em uma fábrica têxtil, onde matou mais de 150 trabalhadores do sexo feminino, que decorreu por atos do dono desta fábrica, assim criando o dia internacional da mulher. Japão também é outro país a sofrer deste machismo estrutural, com a obra One Piece tratando sobre, há uma personagem chamada de Kuina, onde ela quer se tornar a melhor espadachim deste mundo fantasioso, mas segundo suas palavras, conforme uma mulher amadurece, ela tende a se tornar mais fraca e incapaz que um homem.
Já há leis onde se procura previnir a violência contra mulheres, mas acabam não sendo efetivas, pois a atuação do Estado é lenta. Para arrumar este problema deveria haver um acordo entre ONGs que ajudam na causa e, o Governo. Promover em aulas de sociologia, filosofia e história, um ensinamento de igualdade entre gêneros, assim favorecendo para acabar com esse machismo estrutural que culmina nessa violência e pensamento de inferioridade do sexo feminino.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.