Com certeza, é inquestionável como é difícil a vida das pessoas que vivem nessas áreas do país, e as dificuldades que elas enfrentam todos os dias, como é muito bem retratado no filme Cidade de Deus, de 2002, que aborda temas que são a realidade de muitos, como a situação precária que vivem em decorrência da desigualdade social, falta de recursos básicos para uma boa educação e condições melhores de qualidade de vida. Ademais, retrata a enorme falta de segurança que ocorre nesses lugares, por conta dos conflitos entre facções criminosas, ou até mesmo por conta da “paz negociada” entre guardas e traficantes e conflitos com a polícia.
Além disso, outro problema é o uso de drogas tanto na infância, quanto na adolescência, sendo enorme e preocupante o número de crianças e adolescentes que usam ou fazem comércio ilegal de drogas, sendo que somente no Rio de Janeiro, jovens de 13 a 15 anos compõem mais de 54% dos entrevistados. Não apenas, como por causa da grande falta de empregos propriamente dignos e por não conseguirem os mesmos, muitos partem para o tráfico, oque acarreta principalmente tiroteios entre os traficantes e policiais, e várias mortes de devedores e suas famílias, como pagamento.
Portanto, com os fatores apresentados fica claro, como é a situação de vida de muitas pessoas nas periferias do Brasil. Assim sendo, tem que ser criados de início a melhora e a instalação de infraestrutura básica como, água potável, saneamento, coleta de lixo, eletricidade entre outros. Como também, a criação de escolas, ações sociais, e a geração de empregos para que os cidadãos possam se manter, e finalmente melhorar a sua qualidade de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.