Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Instituição de direito privado criada pelo Decreto-Lei nº 8.621, de 10 de janeiro de 1946,filiada à Confederação Nacional do Comércio (CNC). tem como objetivo educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços ,turismo com o intuito de proporcionar a formação de menores aprendizes e a qualificação profissional de adultos.
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, criada pela Lei nº 8.315 do dia 23 de dezembro de 1991.Vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite, fundado com o intuito de despertar os trabalhadores rurais com ofertas de formação profissional rural, atividades de promoção social, ensino técnico de nível médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de assistência técnica e gerencial.
Lançado no dia 21 de Abril de 2021, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI, o programa educar para trabalhar , com o objetivo de preparar jovens e adultos, promovendo a sua inserção e reinserção no mundo do trabalho.
Com 151 mil vagas o programa criado com a Metodologia SENAI de Educação Profissional a Distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA , usando a plataforma Moodle, para a comunicação entre os tutores e alunos . Assim como, para a disponibilização de conteúdos midiáticos, tais como: textos, imagens e vídeos. Foram ofertados 20 cursos , entre eles o curso de Auxiliar de Laboratório com o intuito de promover mão de obra para laboratórios que manipulam microrganismos.
As aulas tiveram início no dia 26 de julho de 2021 , às 20:00 horas com carga horária total de 162 horas , A plataforma disponibilizou chats, os vídeo-aulas, fórum, lista de discussão, correio eletrônico, mural, enquete, portfólio e apostilas digitais relacionadas aos assuntos do curso, tendo no fim de cada apostila um questionário a ser respondido , analisando assim os assuntos adquiridos durante o processo de estudos.
No final do curso ouve um questionário geral que disponibilizou notas para ser adicionadas a média final , as perguntas eram relacionadas a toda jornada realizada pelo aluno durante o curso.
Adquiri como conhecimento durante todo o processo a preparação de equipamentos e instrumentos básicos para análise, a identificar soluções e meios de cultura, organizar a estocagem de materiais e reagentes, higienizar ambiente e esteriliza materiais de análise, dispor adequadamente os resíduos sólidos e líquidos. Elaborar relatórios, para auxiliar nas rotinas de análises microbiológicas, seguindo normas técnicas e procedimentos de trabalho, normas de saúde, segurança, qualidade ambiente.
Em virtude dos fatos mencionados no decorrer do eventual curso que proporcionou um conhecimento amplo sobre a especialidade para desempenhar bem seu trabalho e a como construir culturas fortes em empresas, me tornando assim uma pessoa capaz de absorver e ter força de vontade e persistência em aprender e transferir todo o conhecimento absorvido durante a duração do curso e ser aplicado no meu dia-a-dia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.