A partir de uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, 61% dos brasileiros presenciaram uma pessoa preta ou parda, sendo humilhada ou discriminada devido sua cor/raça em lojas, shoppings, restaurantes e etc. O filme LA 92 narra a história de Rodney King um motorista negro, sendo vítima de um espancamento por 4 policias brancos, o filme produzido pela National Geographic mostra o que aconteceu depois dos 4 policias serem absolvidos pelo júri de Los Angeles considerando que o espancamento não foi crime, a população negra enfurecida sai as ruas em protestos contra a postura racista institucional, qualquer semelhança com acontecimentos recentes, não é coincidência e sim a fatídica realidade.
Ademais, até o ano de 2002 as escolas ao falar algo relacionado a população negra sempre era o mesmo assunto, a Escravidão. Mas no dia 9 de Janeiro de 2003 foi sancionada a lei 10 639 que estabelece a obrigatoriedade de ensino da história e Cultura Afro-brasileira, assim despertando o interesse de jovens negros sobre a história de sua raça e os inspirando a lutar por seus devido direitos, nossa sociedade tem que combater falas e discursos racistas, pois até autoridades que deveriam estar lutando pro fim do racismo estão praticando este ato.
Portanto o Governo como poder máximo, deveria promulgar atos para mostrar e conscientizar que Racismo é algo desumano e criminoso, como comercias de TV, campanhas nacionais, palestras, promovendo empatia para o público, assim mostrando que racismo é um grave problema nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.