Pode-se mencionar, por exemplo, as fortes chuvas em São Paulo no começo de 2022, que causaram vários deslizamentos de terra e alagamentos que destruíram casas e causaram mortes em morros invadidos pela população, que sem uma opção de melhor moradia, opta por retirar a vegetação para se instalar no local. Essas atitudes se repetem em outras cidades, como Petrópolis.
Na década de 80, o Brasil viveu uma corrida em busca do ouro, foi invadida no estado do Pará uma grande área denominada Serra Pelada, onde pessoas de todo o país sonhavam com o enriquecimento rápido mas não enxergavam a problemática de trabalhar em um lugar de condições precárias, pondo em risco a saúde e a própria vida. Nos dias atuais o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que incentiva o garimpo legal na Amazônia, permitindo um grande desastre ecológico afetando a mata, os rios e a população ribeirinha, beneficiando apenas os donos de garimpo.
O trabalho de conscientização deve começar na primeira infância por meio da escola e parceria com as famílias, onde os jovens crescerão com uma ideia formada e consequentemente os governos colaborarão com políticas públicas eficazes, dessa forma elaborando projetos de habitação regular e proteção ao meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.