É necessário observar sobretudo, a diferença no padrão de vida e nas condições de acesso aos direitos como elemento substancial importante, no aumento de homicídios contras os jovens do país majoritariamente com os negros. De acordo com, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 42% dos homicídios foram acometidos a negros entre 14 a 28 anos, residiam na áreas periféricas do país. Uma vez que, as áreas periféricas são exemplos da desigualdade e pobreza, logo, nesses locais não há segurança, delegacias, policiamento e nem guardas, não há escolas, portanto a violência impera.
Outro ponto a ser discutido é, o racismo violento antigo que o Brasil mantém até os dias de hoje. Segundo, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Alagoas é o Estado que mais se assassina jovem negro no país, as vitimas negras de 14 a 28, as estáticas nesse Estado são as mais forte. Ou seja, a uma tolerância do Estado Federal com a violência específica em cima da população juvenil negra do país que é intolerável. Portanto, a cultura racista europeia deixada pelos portugueses ainda se faz notória na sociedade, em síntese, devemos extinguir tal comportamento.
Por tudo isso, observamos que o Brasil está permeando uma realidade de violência urbana com o crescimento de crimes de ódio contras os jovens em destaque os negros. Sem dúvidas, medidas devem ser articuladas para abrandar tal problemática. Posto isto, o governo deve completar a manobra da democratização dos direitos básicos que se esboçou em 1988, condicionando o direito à vida, à segurança, à igualdade de oportunidades etc, nessas áreas em que a violência predomina. Além disso, cultiva a cidadania e a tolerância nas escolas com matérias e projetos sociais para desenvolver empatia social, desde do ensino fundamental em diante, a fim de, romper com a cultura racista dos dias de hoje. Portanto, posteriormente, alcançaremos uma sociedade mais unida e menos violenta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.