A escola é o reflexo de uma sociedade desestruturada e o professor está na linha de frente, lidando diariamente com alunos que trazem para dentro da sala de aula revoltas e insatisfações. Esses aspectos podem ser evidenciados mais frequentemente em alunos que possuem problemas familiares. Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, a violência, em todas as suas manifestações, frustra a vocação escolar. "É preocupante verificar a quantidade de professores e estudantes relatando episódios de discriminação, indicando que talvez ainda não estejamos sabendo lidar adequadamente com esse tema nas escolas. Quando o estado não consegue garantir paz nas escolas, nós temos um problema", afirmou.
A violência acometida aos professores tem se tornado um problema crescente e frequente, trazendo consequências na saúde física e psicológica, promovendo o afastamento das práticas escolares e em casos extremos, muitos são espancados e até assassinados nas próprias salas de aula.
Em suma a violência contra o professor, mesmo sendo um problema grave, não é debatido e nem discutido com primazia pelas autoridades competentes em busca de uma solução ou propostas práticas. Deve-se haver uma parceria entre a escola, o governo e a família, viabilizando projetos que visassem a integração social sendo acompanhados por psicólogos, caso seja necessário, como também as escolas deveriam priorizar pela segurança de seus alunos e funcionários, possibilitando assim menos vulnerabilidade a todo esse problema de violência que está presente na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada