Diante disso, constata-se na sociedade a escassez de conhecimentos cognitivos. Oriundo de uma exiguidade de escolaridade e indução do meio, o qual se está inserido. São esses, majoritariamente, fatores que influênciam a normatização da corrupção pela civilidade. Conforme a "Alegoria da Caverna", do filósofo Platão, a comunidade está inserida em uma bolha responsável pelo determinismo daqueles que não a evacuam. Nesse sentido, atribui-se a reflexão para a disseminação deturpada da ética na política cotidiana.
Outrossim, observa-se a desvalorização da educação por parte dos governantes. Nesse viés, gera um ensino de péssima qualidade, pois há uma estrutura em condições insalubréis e matériais didáticos em precariedade. No livro ,"O mundo de Sofia", a personagem é inserida a estudar filosofia de forma dinâmica. Divergente desta, o assunto pedagógico para
matérias como filósofia e sociologia, operantes na formação do pensamento, disponibilizado pela GRE- Gestão Regional de Educação- são superficias e delimitados para introduzir ao aluno.
Portanto, depreende-se a ação conjunta como ato de melhoria. Com isto, urge promover palestras educacionais por meio da mídia: televisão, rádio e redes sociais, efetuado pelo Ministério da Justiça e Segurança, responsável pela defesa dos direitos políticos, com a finalidade de mitigar a visão corrompida da corrupção. Ademais, cabe ao MEC- Ministério da Educação- otmizar os conteúdos curriculares dos institutos escolares, quantos as matérias de humanas, por meio de reformulações na pedagogia vigente, com contratações qualificadas, com o fito de formular cívis politizados. Destarte, a ética nacional será prioridade do sujeito igualmente ao "O mundo de Sofia".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada