De acordo com o artigo 1°, da declaração universal dos direitos humanos: " Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos", todavia, esse conceito não é aplicado corretamente nos dias atuais, tendo em vista que pessoas que nascem em favelas ou comunidades, sofrem maior dificuldade com a questão escolar, visto que o sistema educacional brasileiro não oferece um ensino com a qualidade adequada, já que o estado,investe pouco ou quase nada em tal ponto, tornando assim o cidadão despreparado para um vestibular e consequentemente, dificultando a aparição de boas opções de trabalho.
Outrossim, um grande problema que também impossibilita a democracia para todos, é a pouca aparição da desigualdade em novelas ou reportagens, o que torna a mídia empobrecida em tal temática. O trecho da música "Morro do dende", dos cantores Cidinho e Doca, "... Nunca vi cartão-postal que se destaque na favela, só vejo paisagem muito linda e muito bela..." é nítido o desfavorecimento que pessoas em situação de comunidade, enfrentam diariamente, ou ainda em "...Pessoas inocentes, que não tem nada a ver, estam perdendo hoje o seu direito de viver...", é perceptível que por morarem em um ambiente considerado por todos como perigoso, são vistas como bandidos ou envolvidos no tráfico de drogas, já que, infelizmente, esse é um dos elementos que no dia a dia, os moradores têm muito contato e ainda que não tenham nenhum envolvimento, são desvalorizados e desmoralizados em meio a sociedade, perdendo, assim, diretos que, eram para ser de conhecimento de todos.
Em suma, torna- se necessário que medidas sejam tomadas. Caberia ao estado, investir cada vez mais, em programas de ensino técnico e de cursos profissionalizantes, para assim, formar uma sociedade democrática de diretos e deveres, sem exclusão de pessoas, independentemente, de sua moradia. Como diria o filósofo Emmanuel Kant, "o homem não é nada além de sua própria educação".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada