Primeiramente, ressalta-se os setores que mais empregam no Brasil estão relacionados à agricultura, construção civil e serviços de baixa instrução: vendas no varejo, atendimento, entregadores, limpeza; funções que usufruem praticamente da força do trabalhador. Esse atual cenário ocorre pelos seguintes motivos: incentivos fiscais do governo brasileiro, principalmente na agricultura; o baixo desenvolvimento tecnológico encontrado no país, não permitindo o surgimento de trabalhos de maior complexidade, e a desindustrialização continua sendo substituída pelos serviços. Portanto, como os principais setores econômicos do Brasil requerem a atuação presencial do trabalhador, as vagas cabíveis ao teletrabalho, como programação e gestão, acabam sendo cada vez mais restritas.
Em segunda análise, a qualificação profissional vital para a adoção do trabalho remoto, como, por exemplo, o conhecimento prévio em informática, exclui milhões de brasileiros para esse tipo de atuação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 7% da população ativa possui alguma formação técnica e 5% ensino superior, demonstrando que o Brasil ainda é um país de baixo capital humano especializado. Logo, a imensa parcela da população, infelizmente, não apresenta os requisitos mínimos para exercer essa forma de trabalho.
Sendo assim, em virtude dos fatos mencionados, nota-se que o domínio de setores econômicos específicos e a baixa instrução profissional de grande parte da população brasileira, favorecem com que o teletrabalho se torna restrito a uma pequena parcela da sociedade, não contribuindo para o crescimento substancial de vagas no modelo remoto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada