Em primeiro plano, as substituições de medidas alternativas tornam-se meios de mudança para essa problemática. Nesse sentido, a Lei de Execuções Penais preconiza em seu texto a prisão domiciliar, bem como, a possibilidade de monitoração eletrônica para os reclusos. Desta maneira, o aprimoramento e a revisão das leis penais possibilita tais permutações, diminuindo a superlotação das presas. Destarte, as sanções de reclusão nos crimes sem violência ou grave ameaça e infrações de menor potencial ofensivo, podem ser convertidas em penas alternativas. Com este intuito, será possível reduzir o número assustador da superlotação feminina.
Outro aspecto, a celeridade nos processos judiciais contribuem para desinchar os presídios femininos. Desta maneira, segundo o Sistema de Informação Penitenciária existem mais 40.000 mulheres presas no Brasil, o que ocasiona o amontoamento nos estabelecimentos penais. Nesta proporção, o sistema judiciário brasileiro ainda é precário e lento, demonstrando ser uma justiça ineficiente, na qual, demora anos para julgar os processos. Efetivamente, milhares de reclusas ficam a mercê do poder judiciário, enquanto são aglutinadas em celas minúsculas, ferindo o princípio da dignidade humana.
Em suma, portanto, o encarceramento feminino precisa ser enfrentado de forma rápida. Para isso, a curto prazo, o Governo Federal deve criar leis que possibilite a mudança no sistema jurídico brasileiro, no qual, julgue de forma célere os processos penais, bem como, viabilize penas alternativas nos crimes de natureza leve. Ademais, o Estado deve investir em oportunidades profissionais e educacionais, possibilitando a oportunidade de inserção no mercado de trabalho evitando o aumento da criminalidade. Sendo assim, tais medidas acarretará na atenuação do problema no Território Nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.