Diante desse cenário, os equipamentos tecnológicos facilitam o trabalho de muitos, todavia, se apossam do de outros. Segundo o filósofo Karl Marx, o capitalismo é pautado pela busca por lucros. Nesse sentido, seria lógico trocar a mão de obra humana pela mecânica, já que a última é mais pró-ativa e não necessita de um pagamento mensal, diferente da primeira. Além do mais, usando dos serviços das máquinas, a possibilidade de acontecer um acidente no trabalho cai drasticamente. Dessa forma, é inegável que, para os donos de empresas, é muito mais vantajoso ter um maquinário trabalhando no lugar de um homem, deixando esse sem um emprego – consequentemente, sem um salário – para se bancar.
Ademais, com a tecnologia sendo uma grande concorrente aos cargos profissionais inferiores, o que sobra para os seres humanos são os escassos postos nobres. Diante disso, na obra cinematográfica "A fantástica fábrica de chocolate", o pai do protagonista perde o emprego para um equipamento, em vista que o seu trabalho era simples e repetitivo. Nessa perspectiva, é evidente que os trabalhadores estão sendo forçados a terem um estudo superior para não correrem o risco de serem descartados por uma ferramenta motorizada. Em contrapartida, nem todos os indivíduos possuem condições econômicas para investirem em uma educação profissionalizante, deixando-os, assim, com uma grande dificuldade na entrada do mercado de trabalho.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar a adversidade. Sendo assim, o Estado, em conjunto ao Ministério da Educação, deve disponibilizar cursos profissionalizantes gratuitos e virtuais com professores voluntários por meio de uma página na web, para que, assim, a população tenha acesso a uma educação superior, lhe proporcionando uma maior chance de conseguir se ingressar em um bom emprego. Pode-se, ainda, ter propagandas dos cursos através da mídia e nas redes sociais. Ademais, toda e qualquer ajuda monetária ou profissional seria bem-vinda. Desse modo, seria possível diminuir a taxa de desemprego e, por consequência, as máquinas não seriam mais um problema para grande parte dos cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.