Os problemas causados pelas doenças mentais são um assunto muito pouco discutido na sociedade, ocasionando assim, a ignorância por parte da população. Em vista disso, por não terem conhecimento desse tema, as pessoas acabam tomando atitudes desrespeitosas e preconceituosas, tratando a doença como se fosse “frescura”. As escolas que são um dos lugares mais importantes para o crescimento moral e intelectual da nova geração, infelizmente, deixa muito a desejar quando se tratam de estudos da parte sociológica, que é fundamental para o desenvolvimento da empatia, capacidade esta imprescindível para compreender as pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno psicológico.
Em 2001, a Lei nº 10.216, proposta pelo deputado federal Paulo Delgado, instituiu um novo modelo de tratamento aos portadores de transtornos mentais no Brasil, oferecendo assistência e prometendo a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais. Entretanto, podemos observar que o tratamento aos portadores de doenças psiquiátricas ainda é muito negligenciado, por efeito da falta de profissionais da área. Causando então, o agravamento da situação dos pacientes.
Diante disso, cabe às escolas juntamente com a Organização Mundial da Saúde, exercerem projetos, reuniões e debates com os pais e alunos, para que expliquem a gravidade desse problema tão frequente nos dias de hoje, auxiliando no crescimento moral para a população como um todo. Outrossim, também é dever do Ministério da Saúde inserir mais médicos especializados nesse assunto, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas de mais fácil acesso. Com o cumprimento desses deveres, com certeza, conseguiremos extinguir o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.