As presentes classes sociais separam a população em camadas, fazendo assim com que a sociedade fique heterogênea e individualista. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade moderna está cada vez mais egoísta. Nesse sentido, as elites e o governo dificilmente dão a atenção necessária às massas que estão na pobreza, cujas vivenciam as consequências da desigualdade, ignorando-as como se valessem menos que aqueles financeiramente fartos. Dessa forma, aqueles que estão nas classes mais inferiores enfrentam desafios, como moradias precárias, insegurança alimentar, saneamento básico parco, etc.
Ademais, a imobilidade social é muito evidente e preocupante. Na obra literária "Os sete maridos de Evelyn Hugo", a protagonista nasce em uma família pobre e consegue ascender na área da atuação, ficando, assim, milionária. Paralelamente a isso, na realidade tal mudança é dificilmente realizada, já que quem nasce nas classes baixas, muito provavelmente morrerá na mesma. O fenômeno apresentado também acontece com as pessoas de classe superior, fazendo, deste modo, com que a renda fique concentrada sempre nas respectivas familias. Em suma, a indisponibilidade educacional econômica para a maior parte da população colabora para que essa herança econômica imutável se realce.
Portanto, medidas são necessárias para resolver ou, minimamente, amenizar os efeitos negativos da concentração de renda. Sendo assim, o governo deve dar mais atenção às pessoas necessitadas, criando campanhas de arrecadação de dinheiro e fazendo doações de cestas básicas e moradias. Ainda mais, em conjunto ao Ministério da Educação, a autoridade deve complementar a agenda escolar com disciplinas como administração financeira e gestão empresarial para que todos tenham a chance de crescer monetariamente. Dessa forma, será possível se aproximar da igualdade tanto sonhada por muitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.