Inicialmente, pode-se entender a enorme produção industrial um dos principais motivos de terras indígenas não serem protegidas. Pois, criadores de gado e indústrias de madereria nao dão importância a terra de povos indígenas e destroem áreas, certamente, protegidas sem respeito a esse povos que são tão importantes para a cultura e história do Brasil. Igualmente, como aconteceu em 1500 com a chegada dos portugueses que não deram o mínimo valor a terras indignas e destruíram grande parte com a retirada de madeira. Logo é inaceitável que ações como a dos portugueses continuem acontecendo atualmente
Além disso, existe a má influência midiática que não divulga o que realmente acontece em áreas indígenas fazendo com que ninguém saiba e não lute para a preservação. Em vista que, não é divulgada amplamente pela mídia, seja ela social ou televisiva, que terras indígenas são invadidas fazendo com que grande parte da população não saiba. Conforme o filósofo Pierre Bordieu algo que é criado para democratização não deve ser convertido em instrumento de opressão. Nesse sentido pode-se associar a mida que ao invés de promover debates sobre a preservação indígena acaba não divulgando dados tão importantes.
Diante do exposto, o porquê de terras indígenas não serem preservadas. Portando cabe ao governo cumprir as leis já criadas para preservação e promover parecidas que passe na televisão sobre a importância da preservação indígena a fim de diminuir a má influência midiática nessa temática. Para que enfim terras indígenas sejam protegidas
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.