Segundo Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", através da arte o ser potencializa sua educação, tanto no sentido culto de ser educado como no comportamento ativo em sociedade, estando ciente de seus direitos e cumprindo seu papel de cidadão, usando-a como um método para expressar seus anseios e sentimentos em relação ao que é vivido pelo mesmo, um exemplo prático disso seriam as obras modernistas do século XX no Brasil, que tinham como um de seus objetivos, negar a influência estrangeira e construir algo tipicamente brasileiro que ficasse marcado naquele momento e na história.
Não obstante tem-se o viés econômico do universo artístico, algo muito importante para uma sociedade pautada no capitalismo, um exemplo atual e voltado ao mundo digital são os tokens não fungíveis (NFTs), os quais são obras únicas e por esse motivo mais valiosas, a venda desses e outros produtos movimentam a economia, tornam esse meio ainda mais acessível ao público e fortalecem o uso das chamadas "bitcoins", esses e outros fatores revelam o viés mais lucrativo da arte, que mesmo assim não deixa de ser algo cultural que será estudado pelas próximas gerações como um retrato de um mundo artístico acessível e potencializado em todas as suas formas.
Em função dos aspectos mencionados percebe-se que a arte é parte integrante e indispensável à sociedade. Logo é necessário que a ONU promova um tratado internacional que vise, por meio de seus Estados Parte, a valorização da história e estudo, em todos os níveis de educação, das formas artísticas contemporâneas para que as mesmas sejam recebidas com seu devido valor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.