Em primeiro lugar, é de demasiada importância ressaltar que o descaso da governança brasileira aflige o estorvo. No livro “A revolução dos bichos” por George Orwell, é abordada uma realidade fictícia que demonstra a violação das regras e o não fazer do prometimento. Paralelamente, é relatável que a obra atravessa a ficção e pode ser relacionada na contemporaneidade da nação como: os políticos que prometem ações e melhoras no país, porém, quando garantem o voto popular e estão no poder, se tornam displicentes sobre o próprio dito e não cumprem as promissões. Por conseguinte, o ocorrido se torna uma considerada banalidade que irá, ao longo do tempo, deteriorar o pensamento sobre os mesmos e afligir o corpo social. Dessa forma, é vital que o revés da casta alta do governo brasiliense seja solucionado.
Consequentemente, é de fácil observação a depreciação do assunto nos cidadãos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de cancelamentos de títulos de eleitor por falta de comparecimento nas urnas eletrônicas aumentou 70% em todo o país. Em contraste, é visto que os habitantes estão, dia após dia, menos se interessando pela política, o que se revela extremamente prejudicial ao Estado, pois com a taxa de participação das decisões na sociedade decrescendo, se torna evidente que há um déficit no que se relaciona a satisfação do povo. Então, é de urgência que este imbróglio seja resolvido.
Em resumo, é de suma importância que isto seja de interesse público. Portanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura e o Ministério da Cidadania criarem, por meio de verbas governamentais, ações nos órgãos públicos e privados que incentivem o estudo da área e, além disso, que o Governo Federal atue rigidamente no que corresponde aos juramentos dos candidatos ao poder de determinadas funções para que haja uma melhor harmonia nas relações do território. Sendo assim, espera-se ter uma democracia justa que seja benéfico ao Brasil e, por consequência, não fecharmos nosso olhos como disse Platão disse.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.