Por Easy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85117
Na novela "Cheias de Charme", as protagonistas Maria da Penha, Maria Aparecida e Maria do Rosário são constantemente desrespeitadas por seus patrões, por serem empregadas domésticas. Tal representação não dista da realidade brasileira, pois no que tange à valorização do empregado doméstico no país, essa é dificultada, sobretudo pela formação familiar e por questões históricas.

Diante desse cenário, a formação familiar é uma causa latente do problema. Nesse contexto, o sociólogo Talcott Parsons acredita que a produção de personalidades humanas é feita pela família. Sob essa lógica, é notória a influência que os pais podem ter sobre seus filhos, de modo que a maneira que eles tratam os trabalhadores domésticos, seja ela de modo positivo ou negativo, possivelmente será repassada aos seus descendentes.

Outrossim, as questões históricas são agravantes que impedem a resolução do imbróglio exposto. Nesse sentido, a herança de "inferioridade feminina" oriunda dos séculos passados, permeou o ambiente de trabalho doméstico, de maneira que passou-se a desvalorizar o trabalho e desfavorecer os trabalhadores - compostos principalmente por mulheres. Assim, essa conjuntura é inconcebível, uma vez que os empregados domésticos são essenciais para a manutenção da vida da sociedade em geral.

Portanto, em razão da formação familiar das questões históricas, faz-se necessária uma intervenção. Desse modo, o Ministério da Cidadania deve, por meio de maior arrecadação de impostos, estabelecer a regulamentação de mais direitos aos trabalhadores domésticos, para que eles sejam plenamente valorizados. Além disso, essas ações podem ser complementadas com a distribuição de panfletos, com o intuito de expressar a importância desses trabalhadores e impedir sua subestimação, como em "Cheias de Charme".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85120
Olá!

Li sua redação e ela ficou, substancialmente, excelente em vários aspectos, porém, erros quanto à qualidade argumentativa foram, no meu olhar, observados. Entre eles, temos:

Argumentação sem defesa de um ponto de vista no D1: Afinal, a formação familiar é, nesse caso, algo bom ou ruim? Nesse caso, você ficou “em cima do muro”, pois não houve a defesa do seu ponto de vista. Uma dica: caso você falar, em um próximo texto, que a formação familiar é uma causa do problema, lembre-se de sempre ir CONTRA aos ideais da parentela, de forma a superar essa causa na proposta de intervenção.

Argumentação superficial e expositiva no D2: No seu D2, o repertório falou mais que você, e isso torna sua argumentação superficial e expositiva. Tente, então, apenas usar o repertório como um embasamento para a defesa do seu ponto de vista: não tenha medo de falar muito, não fique em períodos curtos, sempre tente convencer ao máximo o leitor que você está certa.

Proposta de intervenção inadequada: Numa redação padrão, a proposta de intervenção deve sempre retomar os argumentos discorridos no texto, de forma que a proposta tenha intrínseca relação à argumentação. No entanto, isso não foi apresentado na sua Conclusão, pois você não resolveu nem a formação familiar, nem as questões históricas, o que resulta numa falha no projeto de texto.


Portanto, tente melhorar esses aspectos, pois, com isso, você irá melhorar muito. Um abraço!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Por Easy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85146
@JoaoPedro72 Obrigada. Mas vc poderia pontuar a minha redação?
0
Avatar do usuário
Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85147
Easy escreveu:@JoaoPedro72 Obrigada. Mas vc poderia pontuar a minha redação?
Por nada!
Posso sim! Acabei de pontuar :D

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Trabalho doméstico analogo ao escravo
por study123    - In: Outros temas
0 Respostas 
248 Exibições
por study123
0 Respostas 
289 Exibições
por Anabia18
0 Respostas 
147 Exibições
por Sailor
0 Respostas 
160 Exibições
por Rafaeljjj
Trabalho doméstico análogo ao escravo
por naybz    - In: Outros temas
0 Respostas 
46 Exibições
por naybz
0 Respostas 
64 Exibições
por TomGames78
1 Respostas 
79 Exibições
por Wesley529
0 Respostas 
66 Exibições
por Stephane07
0 Respostas 
63 Exibições
por FelieAngelo
0 Respostas 
38 Exibições
por bonecadela

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM