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Por Mary890
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#85083
Segundo o renomado escritor, Gilberto Dimenstein em sua obra " Cidadãos de Papel ", defende que todos os sujeitos devem usufruir os seus direitos. No entanto, quando se observa o cenário brasílico, nota- se que existem desafios atrelados para a acessibilidade da cidadania, no qual dificulta a ideia de Dimenstein. Logo, urge analisar a desigualdade social e a exclusão da coletividade como propulsores pela permanência do impasse.

Diante desse cenário, insta salienar que a  disparidade social potencializa o revés. Acerca disso, é oportuno rememorar a concepção de Ariano Suassuna, segundo qual aponta que a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes: dos favorecidos e dos despossuídos. Nessa lógica, vê–se um contexto análogo à premissa do pensador, uma vez que significativa parcela do tecido social é vetada de interferir através do voto, o destino da nação, por não possuírem a documentação adequada para formulação do título eleitoral, em que, por conseguinte acarreta graves retrocessos ao público, como por exemplo : a separação inapropriada dos indivíduos e a ruptura nos princípios da democracia. Destarte, enquanto a negligente desproporção se mantiver vigente a acessibilidade à cidadania continuará afligindo o país.

Outrossim, verifica-se também a exclusão como uma questão associada ao imbróglio. Sob essa ótica, consoante os dados do IBGE milhões de brasileiros são inviabilizados por não apresentarem certidões de nascimento. Desse modo, presencia-se uma conjuntura hodierna semelhante com as informações apresentadas, visto que a maioria dos brasilianos são invisíveis perante o poder público, já que o comprovante de existência dos mesmos permanece ausente; deste modo, tal atitude discrepante , no entanto, priva os indivíduos de adquirirem seus respectivos direitos, seja por parte das retiras mensais de rendas ou acessar livrimente as unidades públicas– postos de saúde e escolas. Dessa forma, é inaceitável que a supressão protagonize a manifestação do revés.

Portanto, mitigar os assuntos relacionados ao acesso à cidadania é imprescindível. Sendo assim, cabe as mídias -  enquanto responsável pela rápida propagação de informações-, por meio da aliança com o governo, criar campanhas para
direcionar o público sobre os locais acessíveis e gratuitos para realização da documentação , cujo intuito é amenizar a desigualdade e também o esquecimento através dessas medidas. Feito isso, poder- se-á evidenciar a realidade na obra " Cidadãos de Papel" também fora do livro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Mary890
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#85088
Segundo o renomado escritor, Gilberto Dimenstein em sua obra " Cidadãos de Papel ", defende que todos os sujeitos devem usufruir os seus direitos. No entanto, quando se observa o cenário brasílico, nota- se que existem desafios atrelados para a acessibilidade da cidadania, no qual dificulta a ideia de Dimenstein. Logo, urge analisar a desigualdade social e a exclusão da coletividade como propulsores pela permanência do impasse.

Diante desse cenário, insta salienar que a  disparidade social potencializa o revés. Acerca disso, é oportuno rememorar a concepção de Ariano Suassuna, segundo qual aponta que a injustiça secular é capaz de dividir a sociedade brasiliana em duas vertentes: dos favorecidos e dos despossuídos. Nessa lógica, vê–se um contexto análogo à premissa do pensador, uma vez que significativa parcela do tecido social é vetada de interferir através do voto, o destino da nação, por não possuírem a documentação adequada para formulação do título eleitoral, em que, por conseguinte acarreta graves retrocessos ao público, como por exemplo : a separação inapropriada dos indivíduos e a ruptura nos princípios da democracia. Destarte, enquanto a negligente desproporção se mantiver vigente a acessibilidade à cidadania continuará afligindo o país.

Outrossim, verifica-se também a exclusão como uma questão associada ao imbróglio. Sob essa ótica, consoante os dados do IBGE milhões de brasileiros são inviabilizados por não apresentarem certidão de nascimento. Desse modo, presencia-se uma conjuntura hodierna semelhante com as informações apresentadas, visto que a maioria dos brasilianos são invisíveis perante o poder público, já que o comprovante de existência dos mesmos permanece ausente; deste modo, tal atitude discrepante , no entanto, priva os indivíduos de adquirirem seus respectivos direitos, seja por parte das retiras mensais de rendas ou acessar livrimente as unidades públicas– postos de saúde e escolas. Dessa forma, é inaceitável que a supressão protagonize a manifestação do revés.

Portanto, mitigar os assuntos relacionados ao acesso à cidadania é imprescindível. Sendo assim, cabe as mídias -  enquanto responsável pela rápida propagação de informações-, por meio da aliança com o governo, criar campanhas para
direcionar o público sobre os locais acessíveis e gratuitos para realização da documentação , cujo intuito é amenizar a desigualdade, e o esquecimento na contemporaneidade. Feito isso, poder- se-á evidenciar a realidade na obra " Cidadãos de Papel" também fora do livro.
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Por Mary890
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#85089
Oie pessoal, desconsiderem o primeiro texto, pois errei alguns aspectos quando fui repassar pro aplicativo. Kkkkkkkkkk
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Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85099
Aqui está a análise da sua redação:

Introdução
Erro: Remova o “Segundo”, ele fica desnecessário na frase.
Erro: Nesse caso, não é “no qual”, e sim “os quais”.
Opinião do leitor: Boa introdução!

D1
Erro: O certo é “salientar”, e não “salienar”.
Erro: Aqui, é “a qual”, e não apenas “qual”.
Erro: Não é “em que”, e sim “o que”.
Erro: O “por conseguinte” fica entre vírgulas.
Erro: Remova o “por exemplo:” da frase, ele fica desnecessário.
Erro: Existe uma vírgula aqui. Correto: Manter vigente, a acessibilidade...
Sugestão: Você embasou o seu parágrafo quanto ao voto, o que ficou estranho, uma vez que esse poderia ser uma simples consequência da realidade miserável das pessoas sem registro civil. Então, minha sugestão é que você desenvolva a tese com calma – nesse caso, a desigualdade social – e, depois, mostre a consequência disso – nesse caso, não poder votar.
Opinião do leitor: Foi um bom parágrafo!

D2
Erro: Existe uma vírgula aqui. “IBGE, milhões...”
Erro: O dado diz que milhões de brasileiros são “inviabilizados”. Porém, eles são inviabilizados de, exatamente, o quê? Isso ficou vago.
Erro: O conectivo “no entanto”, aqui, ficou errado, pois você não está se opondo à ideia anterior. Um conectivo ideal seria o “consequentemente”, já que a ideia, nesse caso, é uma consequência da anterior.
Opinião do leitor: Bom parágrafo! A argumentação ficou bem feita.

Conclusão
Erro: Não existe vírgula aqui. Correto: Desigualdade e o esquecimento...
Opinião do leitor: Proposta completa! Parabéns!

Pensamentos finais
Olá! Sua redação ficou excelente em vários aspectos, apenas melhore esses que eu pontuei que você irá melhorar bastante. Um abraço!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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