Primordialmente, a educação brasileira sobre os meios informáticos, que é debilitada, afeta a experiência do usuário da internet, por exemplo. Sob esse viés, Manuel Castells, sociólogo e docente universitário espanhol, afirma que um país educado e com internet progride, já um que não possui a devida educação, utiliza o espaço virtual, segundo o pensador ibérico, para "fazer estupidez". Dessa forma, é perceptível a veracidade da ideia de Castells, pois a maioria dos brasileiros desconhecem a magnitude dos aparelhos e avanços tecnológicos, o que facilita diversas operações criminosas no ambiente cibernético. Dessarte, as autoridades competentes devem obliterar tal impasse.
Ademais, a segurança digital é mais uma vertente problemática em questão na Nação e pode ser combatida através da educação informática. Nessa perspectiva, Albert Einstein, renomado cientista alemão e vencedor de Prêmio Nobel, acreditava que a tecnologia havia ultrapassado a humanidade dos indivíduos. Desse modo, percebe-se que o pensamento de Einstein é atual, porque as pessoas estão sendo expostas, na internet, aos golpes, abusos, invasões, etc. Por conseguinte, o Estado deve intervir nessas ações cometidas por criminosos.
Portanto, atitudes são necessárias para dirimir o óbice. Logo, o Ministério da Educação deverá promover, nas escolas brasileiras, o acréscimo de matérias extracurriculares que envolvam métodos de defesa virtual, a fim de garantir maior harmonia e seguridade no âmbito digital. Além disso, a Polícia Federal terá que aumentar seu efetivo policial atuando em investigações no contexto tecnológico, para que a população nacional possa navegar de maneira segura e consciente na internet, evitando, dessa forma, que a situação do universo de Duna se torne realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.