Pesquisas no Google relatam que o Brasil é o, 3° país onde tem uma porcentagem alta de brasileiros com depressão, o quadro é entre leves, moderadas e graves. Geralmente essa doença crônica afeta crianças, adolescentes e jovens, desenvolvendo sintomas como: desânimo com atividades diárias, falta de força para se alimentar ou sair do quarto e tendo em mente pensamentos de suicídio.
A Sociedade olha diferenciado para um depressivo, não tem empatia alguma, pelo fato de sempre pensarem ser frescura, não se colocando no lugar do próximo. Aliás, os principais que julgam é os familiares, e quando vai dar conta, o quadro depressivo da pessoa já tinha se agravado e acabou tirando sua própria vida, por não aguentar aquela tristeza constante.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Começando por não virar as costas para uma pessoa que apresenta os sintomas da doença, e muito menos julgar dizendo ser frescura, pois, estaria empurrando ela a cometer o suicídio, por isso a família é tão importante, em dar auxílio para combater. Além disso, o ministério da saúde deve investir mais em psicólogos, psiquiatras e remédios em postos de saúde e farmácias públicas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.