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Por Robertaluna
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No livro “O apanhador no campo de centeio”, escrito por J. D. Salinger, é retratado a jornada de Holden Caulfield, adolescente de 16 anos, após ser expulso da escola. Ao longo da trama, o protagonista utiliza o cigarro diversas vezes. Fora das páginas, fica claro que o tabagismo no século XXI é uma realidade no Brasil e pode ser relacionada à ignorância e à falta de posicionamento do governo.

Primeiramente, é importante ressaltar que a ignorância por parte dos brasileiros quanto a prática do tabagismo agrava a problemática. Segundo Epicteto “Só a educação liberta”, sendo assim, a população fumante sem perceber a seriedade do problema, estará destinada ao vício. À medida que esse hábito permanece, maiores são as chances do desenvolvimento de doenças pulmonares. Desse modo as consequências negativas à saúde, são um fato na vida não só daqueles que fumam, mas também dos que convivem com eles.

Ademais, ligado a isso está a falta de posicionamento do governo e o capitalismo em geral. Nas décadas de 40 e 50 o marketing do tabaco era muito forte e na época, fator extremamente maléfico à saúde era visto como “status social”. Entretanto, mesmo a propaganda não ser explicita atualmente, o inconveniente permanece e é negligenciado pelo governo, que não trata a causa com devida relevância. Dessa forma, a prática está ainda mais distante de ser combatida no país.

Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse. Urge que o governo federal crie uma lei, em que seja obrigatório a diminuição de uma porcentagem de cigarros para serem vendidos nos estabelecimentos, a fim de impor um limite no consumo. Assim, será possível abdicar o tabagismo no século XXI.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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