Em primeira análise, é notório que a misoginia está estruturada e enraizada na corporação tupiniquim, interferindo inúmeras vezes no trabalho feminino. Segundo pesquisadoras da Universidade Federal Fluminense, mulheres representam 72% dos trabalhadores da área da saúde, porém, as mesmas recebem cerca de apenas 37% do salário masculino de cargo equivalente, o que traz insatisfação e descontentamento com a carreira, as fazendo desistir do caminho de serem importantes médicas, enfermeiras ou cientistas.
É válido ressaltar a falta de apoio governamental tanto financeiramente quanto no ato de reconhecer as conquistas da fronte feminina nas ciências da saúde. Um exemplo de reconhecimento tardio foi Anna Nery, conhecida como a primeira enfermeira do Brasil, apesar de seus grandes atos na guerra até 1870, só foi receber homenagens em 2009, quando entrou para o livro de Heróis e Heroínas da Pátria e em 2010, quando sua história foi documentada no Museu Nacional da Enfermagem.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar a representatividade feminil nas ciências da saúde. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação melhorar o ensino em escolas trazendo em livros informações sobre as mulheres de relevância, de modo que as pessoas as conheçam e abram a mente para o valor feminino. Somente assim, mulheres não serão julgadas por serem mães e médicas como Miranda Bailey, não desistirão de suas próprias carreiras e não serão apagadas da história.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.