Em primeiro lugar, é importante destacar que, em procedência do hábito de realizar tarefas em plataformas digitais, excluindo assim os métodos de resoluções comuns — como o lápis —, é relatável como fator causante do estorvo. Para o bilionário americano Bill Gates, a tecnologia é somente uma ferramenta e que não pode ser substituída por algo essencial, como um professor. Em contradição, é notório que, diante dos recursos cibernéticos e a exclusão do ensino padrão a papel e caneta, percebe-se a crescente ascensão da prática insalubre de recorrer a respostas rápidas e prontas que, como resultado, irá incentivar o baixo esforço mental do docente. Logo, é percebível a lacuna no que tange a realização de atividades pela Internet.
Porquanto, evidencia-se um grave óbice no que se diz respeito à decadência acadêmica da pessoa, o qual se vê incapaz de continuar o progresso escolar e fechar seus ciclos. Uma personagem da história em quadrinhos japonesa Pandora Hearts disse que, se você aceita tudo sem questionar, irá acabar perdendo a capacidade de pensar. Em assimilação, é nítido os males que o sistema automático de respostas dos recursos tecnológicos traz ao ser humano: a incapacitação do raciocínio individual e a deterioração do pensamento critico individual, ou seja, formando uma base de conhecimento ignorante. Então, notam-se outros aspectos que aflige a problemática.
Em suma, é de demasiada urgência que este assunto se torne público. Portanto, urge que o Ministério da Educação e Cultura crie, através de verbas governamentais, regras nas corporações pedagógicas para o uso dos “smartphones” somente em situações específicas — como, por exemplo, em consultas rápidas —, de modo que não atrapalhe o foco do aprendiz no ambiente para que o mesmo tenha uma melhor preparação. Sendo assim, poder-se-á criar hábitos melhores no que se refere à aprendizagem no Brasil e, em virtude disso, espera-se encontrar as soluções para o obstáculo na conjuntura brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.