Diante desse cenário, é preciso apontar a omissão estatal como fator de manutenção para os desastres ambientais. Nesse contexto, o sociólogo Zigmunt Bauman desenvolveu o conceito de Instituições Zumbis, no qual as instituições se fazem presentes, porém, inoperantes, pois que não cumprem suas funções sociais. Com efeito, a inércia do estado abre espaço para que empresas que visam o lucro acima da vida, viabilizem projetos falhos, nocivos e insalubres, que certamente vão acarretar perdas irreparáveis para o ecossistema e as comunidades ao seu redor. Sob esse viés, faz-se imprescindível a intervenção do estado para manter um desenvolvimento seguro para a população.
A esse respeito, é crucial acrescentar como a indiferença educacional colabora em prolongar essas obras ambialmente danosas. Nessa perspectiva, Paulo Freire_ exímio pedagogo_ defendia que a metodologia vigente é bancária e não estimula o senso crítico. Assim fazendo, não permite ao indivíduo refletir que sua visão retrógrada sobre a importância do progresso econômico ecológico se torna um grave empecilho para a melhora do quadro social insatisfatorio atual. Contudo, é paradoxal que as instituições de ensino, em sua função educadora, não se movam pra conscientizar no que diz respeito de importante mazela.
Portanto, para evitar tragédias no ecossistema, o Ministério do Meio Ambiente e prefeituras devem fiscalizar a atuação das empresas no meio ambiente, com maior rigor, enquanto o Ministério da Educação elucida a população sobre a importância do desenvolvimento sustentável, por meio de minicursos como palestras gratuitas, e maiores verbas para os agentes de fiscalização, com a finalidade de sanar o desequilíbrio ecológico e garantir segurança. Assim, evitando acontecimentos trágicos como ocorreu em 1986, e garantindo o real progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.