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#84638

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por EuDavila
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#84646
A sua conta fechou🤣🤗

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
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Por Higorvaz
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#84649
Perfeita!

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Mylike
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#84653
EuDavila escreveu:A sua conta fechou🤣🤗
KKKKKKKKKKKK obrigado! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
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#84654
Higorvaz escreveu:Perfeita!
Valeu! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Fortes
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#84656
Correção dirigida • Modelo ENEM

Usuário: @Mylike

Introdução

Segundo a filósofa Hannah Arendt, a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos (1). No entanto, tal constatação não está sendo colocada em prática na questão do reconhecimento das mulheres nas ciências da saúde no Brasil, já que seus feitos são tratados com um extremo descaso pela maioria do povo brasílico. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas a falta de representação e o silenciamento. (2)

(1) C1 • Desvio gramatical (1) = Pontuação - Por ser uma citação direta, ou seja, uma frase que, de fato, é de autoria de Hannah, é obrigatório o uso de aspas. Correção: Segundo a filósofa Hannah Arendt, "A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos"
(2) Boa introdução! ;)

Desenvolvimento I

Dessa forma, em primeira análise, a lacuna de consideração é um desafio presente nesse empecilho. Sob esse viés, a poeta Rupi Kaur explica que a representatividade é vital. Porém, é nítido o comportamento desvalorizador no tema da valorização das mulheres na saúde, uma vez que as suas contribuições não são reconhecidas no cenário nacional, o que corrobora o desamparo societário dessas brasileiras e, assim, acarreta na (3) banalização de atitudes que desmerecem os avanços científicos. Logo, urge reverter esse quadro lamentável. (4)

(3) C1 • Desvio gramatical (2) = Regência verbal - O verbo "acarretar', nesse contexto, assume a função de transitivo direto, sendo, assim, errado o uso da preposição "em". Correção: [...] acarreta a banalização...
(4) C3 • Objeção argumentativa (1) = Redundância argumentativa - Você, nesse parágrafo, apenas repetiu, com outras palavras, a ideia da sua tese introdutória. Nessa parte do texto, era esperado que você dissertasse e argumentasse sobre a falta de representação em algum setor da sociedade, não sobre a falta de consideração do povo brasileiro, já que, antes, esse ponto de vista foi abordado muito bem.

Para clarear melhor, note a semelhança e a redundância mediante esses períodos:
  • Introdução:"já que seus feitos são tratados com um extremo descaso pela maioria do povo brasílico.". - Certo, a sua tese, então, baseia-se na falta de notoriedade e valorização pelo povo brasileiro. Esse é o problema!
  • Desenvolvimento 1: "é nítido o comportamento desvalorizador no tema da valorização das mulheres na saúde, uma vez que as suas contribuições não são reconhecidas no cenário nacional, o que corrobora o desamparo societário dessas brasileiras e, assim, acarreta na banalização de atitudes que desmerecem os avanços científicos" - No final do período, você traz consequências do problema geral, apresentado na tese, não da falta de representação em si, o que, sim, estaria correto.
Percebe que você, apenas, trouxe, de volta, o mesmo argumento - de tese - utilizado na introdução? Você deveria ter desdobrado a ideia de representatividade, usando a Kaur de maneira mais sólida. Como fazer isso? Abordando sobre a escassa representação das mulheres nos algoritmos da internet, nas feiras de ciências em escolas - que, na maioria das vezes, cientistas homens são chamados -, nas séries e nos filmes, bem como em outros meios, só não na mídia, já que esse é o seu próximo argumento. Há aqui, então, uma falha de projeto de texto muito aparente. :!:

Desenvolvimento II

Em paralelo, o número precário de informações é um entrave nessa problemática. Nessa perspectiva, a escritora Djamila Ribeiro defende que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, é notória a conduta silenciadora na questão das profissionais das ciências da saúde, visto que a maior parte dos canais informativos não veiculam (4) notícias sobre o assunto na televisão, o que gera um grave atraso na mentalidade social e dificulta a resolução desse imbróglio. Destarte, acabar com esse silêncio é urgente. (5)

(4) C1 • Desvio gramatical (3) = Concordância nominal - O sujeito é "a maior parte dos canais informativos", ou seja, está no singular - o que corrobora a necessidade do complemento concordar com o tal. Correção: a maior parte dos canais informativos não veicula
(5) Bom desenvolvimento! :mrgreen:

Conclusão

Portanto, é indispensável intervir sobre esse impasse. Para isso, o Ministério da Educação (6) deve investir em palestras (7), por meio dos veículos midiáticos (8), a fim de demonstrar o papel primordial das mulheres no ramo da saúde (9). Tais eventos podem, ainda, contar com a presença de médicas para debaterem essa realidade desigual (10). Paralelamente, é imprescindível que o governo federal crie datas comemorativas para homenagear os serviços dessas cidadãs. (11) Dessa maneira, o Brasil poderá colocar em ação o princípio de Hannah Arendt. (12)

(6) Agente 1
(7) Ação 1
(8) Meio 1
(9) Finalidade 1
(10) Detalhamento 1
(11) Proposta 2
(12) Boa conclusão! :D

Avaliação

C1 (160) • O texto está dentro das normas cultas da língua, apresenta diversidade de orações complexas e nenhuma falha sintática, no entanto há mais de 2 desvios, o que, segundo o Manual do Corretor liberado pelo INEP, configura nível 4 na competência 1.
C2 (200) • O texto está totalmente adequado aos critérios da dissertação-argumentativa, não possui resquícios ou misturas de outros tipos textuais e produz em cima de, pelo menos, um repertório sociocultural pertinente e legitimado.
C3 (160) • O texto tem argumentos sólidos, mas existe uma falha no projeto de texto bastante aparente que, por consequência, prejudica a avaliação na competência 3 por redundância argumentativa, conforme figurado no Manual do Corretor.
C4 (200) • O texto possui uso variado de recursos coesivos e coerência entre as ferramentas utilizadas, não há repetições desnecessárias e não deixa a desejar quanto a fluidez textual.
C5 (200) • A proposta de intervenção social do texto abraça os 5 elementos avaliativos obrigatórios da competência 5 com excelência.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por Fortes
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#84657
Parabéns pela redação, colega. Sucesso na sua jornada de vestibulando! :D

:arrow: Segue material de estudo para a redação do ENEM:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por Mylike
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#84659
eurodrigo escreveu:Parabéns pela redação, colega. Sucesso na sua jornada de vestibulando! :D

:arrow: Segue material de estudo para a redação do ENEM:
Muito obrigado, suas dicas vão me ajudar muito! Boa sorte para você no seu curso de letras! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por EmillyySilva
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#84660
Olá @Mylike vi que você me marcou em sua redação e, infelizmente, não cheguei a tempo. Mas com a correção incrível do @eurodrigo até presumo que não seja mais necessária aqui. Parabéns pelo seu trabalho! Espero ajudar mais na próxima! 😸 👍🏼
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Por Mylike
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#86667
EmillyySilva escreveu:Olá @Mylike vi que você me marcou em sua redação e, infelizmente, não cheguei a tempo. Mas com a correção incrível do @eurodrigo até presumo que não seja mais necessária aqui. Parabéns pelo seu trabalho! Espero ajudar mais na próxima! 😸 👍🏼
8-)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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