Primordialmente, é válido observar que a falha educativa tonifica a problemática. Segundo Nelson Mandela, líder do movimento da não adesão ao apartheid, a educação é uma das armas mais eficientes que se pode usar para mudar o mundo. No entanto, a presença do bullying no meio escolar evidencia que o sistema educacional não tem seguido a linha de raciocínio do pensador de forma adequada, uma vez que as escolas, em sua maior parte, não realizam campanhas antibullying e muito menos discutem sobre a temática em sala de aula, o que, consequentemente, gera a aparição de cada vez mais situações relacionadas ao bullying nas escolas. Destarte, a discussão sobre o problema é o primeiro passo para a reflexão das crianças e dos jovens acerca da questão.
Ademais, é crucial apontar como a negligência do estado influência no revés. Nesse sentido, tem-se o momento do filme "Homem aranha: sem volta para casa", no qual é dito que com grandes poderes surgem grandes responsabilidades. Entretanto, o bullying praticado nas escolas prova que o Governo não está seguindo a premissa apresentada no filme, visto que mesmo tendo poder sobre as escolas, não se preocupa em realizar campanhas que visem incentivar as escolas a combaterem a situação, e isso abre margens para a banalização do quadro pelas escolas e pelos alunos. Dessa forma, com o fito de mitigar o entrave, ações precisam ser realizadas pelas autoridades competentes.
Infere-se, portanto, que é de fundamental importância atuar sobre a questão. Logo, a mídia — grande difusora de informações à sociedade — deve discutir o assunto com psicólogos, por intermédio de programas televisivos e de lives feitas no Instagram, com o objetivo de alertar as escolas e o poder público sobre as reais consequências do problema. Desse modo, com a deliberação de Mandela e a frase reflexiva apresentada no filme "Homem aranha: sem volta para casa", o ideal barrosiano poder-se-á em fim ser concretizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.