Em primeira análise, é preciso pontuar a atuação do sedentarismo e seu impacto. De acordo com Gene Tunney, pugilista americano, campeão mundial de pesos - pesados: “O exercício é um atributo para o coração”. Sob essa ótica, a conjuntura hodierna de descaso vai de encontro com Tunney, uma vez que expressiva mazela do círculo social ignora a implementação dos exercícios físicos em seu cotidiano, segundo qual, a ausência dessas atividades corrobora o acréscimo de doenças como: hipertensão, alterações nos lipídios e diabete. Assim, tal atitude negligente revela o descaso com a vitalidade.
Além disso, denuncia - se o agravamento do impasse por parte da má alimentação. Dessa forma, a Agenda de 2030 — plano de ação global–, visa assegurar uma vida saudável e o bem-estar a todos. A partir do exposto, ver-se a discrepância entre o objetivo da Agenda e a sociedade brasílica, visto que maioria da nação consome de maneira exacerbada, alimentos ultra processados, onde, expõe sua vida ao risco. Destarte, enquanto a má nutrição persistir vigente, difícil será a resolução dessa questão.
Portanto, mitigar os desafios da adiposidade é elementar. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde — responsável pela proteção e recuperação do bem-estar a população — mediante aliança com as mídias sociais, criar campanhas publicitárias que influenciem a prática de atividades físicas e também a reformulação da alimentação, cujo intuito é garantir a qualidade de vida dos brasilianos. Enfim, poder-se-ia presenciar um Brasil em progresso e livre dessa obesidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.