Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84626
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
  • apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Vinda de uma família abastada, viúva e irmã de militares, Anna tinha influência e teve seu apelo rapidamente atendido. Poucos dias depois, foi expedida a ordem para que ela fosse contratada como enfermeira para auxiliar o corpo de saúde do Exército Brasileiro e ela embarcou em um navio em Salvador, a caminho do Rio Grande do Sul.

Ela permaneceu atendendo feridos e doentes durante o conflito da Guerra do Paraguai até 1870. Nos anos seguintes, recebeu inúmeras homenagens e condecorações pelos serviços prestados, inclusive do imperador Dom Pedro II. O trabalho lhe rendeu o título de “mãe dos brasileiros.”

A história de Anna Justina Ferreira Nery está documentada no Museu Nacional da Enfermagem, fundado em 2010 pelo Conselho Federal de Enfermagem em Salvador, na Bahia.

TEXTO II

A pesquisadora Adriana Melo foi pioneira na identificação da relação do zika com microcefalia. Cinco anos após o surto no país, ela ajuda famílias com um projeto singular na Paraíba – e diz que ainda há muito a aprender sobre a doença.

"Infelizmente, o interesse internacional em pesquisa diminuiu muito", reclama Melo, "porque o zika não chegou ao mundo rico, não chegou à Europa e aos Estados Unidos. Perdeu-se totalmente o interesse pelo assunto."
Para ela, é uma negligência, uma vez que o vírus zika continua causando novos casos de microcefalia em crianças.

TEXTO III

Entro em casa pela porta dos fundos, higienizo as mãos com álcool gel. Tiro a roupa na lavanderia, coloco direto na máquina de lavar. Sigo para o banho. Agora essa é minha rotina. A pior parte é a de não chegar perto das crianças.

Saindo do banho, vejo que há duas ligações não atendidas. Retorno a primeira: uma amiga, cardiologista, conta que não vai conseguir voltar ao hospital para atender um paciente. Ela já vinha apresentando um quadro de moleza desde sábado, mas como nós, médicos, estamos habituados a fazer, ignorou os sintomas por serem leves. Tirou um cochilo hoje à tarde e acordou com febre. Ela me contou que atendeu um paciente, quatro dias atrás, que estava com febre depois de voltar de uma viagem (ele fez o teste e hoje recebeu o resultado: positivo). Até perceber o risco, o contato já havia acontecido. Pedi para ela fazer exame para Covid-19 e ficar em isolamento domiciliar.

TEXTO IV

Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil.jpg


PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por vjbdbvkkabv
Quantidade de postagens
#115769
Consoante ao livro "Joana D'Arc", do Erico Verissímo aborda um sonho o qual só foi possível após, vestir-se e atuar como um homem era salvar a França. Nessa perspectiva, é notável o machismo que ainda persiste negativamente nas relações sociais. Ademais , mostra-se relevante a ausência de reconhecimento as contribuições das mulheres as ciências da saúde , uma vez que o ensino preconceituoso e uma sociedade moldada no homem , denotam as maiores problemáticas desse pernicioso cenário.
Em primeira análise , é observado um método de ensino que não inclui o gênero binário feminino em figuras de grande relevância , comprometendo assim o seu reconhecimento. Nesse sentido , é inegável que na história o fêmeo é esquecido , como por exemplo, as grandes navegações não possue uma única descoberta feminina , a escravidão aonde os únicos que detinham cargos de poder eram homens , pouquissímas autoras e pintoras no século XVI até o fim do XIX , entre outros aspectos. Logo , é necessário que essa didática antiga e não iclusiva acabe o mais rápido possível.
Outrossim , é válido refletir sobre a sociedade machista que impõem ao genêro feminino desvantagens no meio social. Segundo G1.GLOBO , "apenas 29% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres na indústria ", isso afeta profundamente o desenvolvimento das ciências da saúde , pois escolher um profissional pelo gênero e não pelo que ele pode contribuir , pode acabar com várias vidas por ignorância da comunidade. Desse modo , é infeliz a continuidade de um povo que detém um pensamento atrasado e intolerante a evolução das ciências .
Portanto , é mister que o Estado -cumprindo seu dever de garantir educação e oportunidades igualitárias a todos , resolva a adversidade do ensino discriminante e desigualdade social das mulheres , por meio do Ministério da mulher , da família e dos direitos humanos ,mais especificadamente, que articula das políticas de promoção e proteção de direitos , construir um sistema educacional com materias novos e determinar políticas públicas que diminuem a desigualdade . Para que as mulheres detenham oputunidades mais iguais e justas comparadas aos homens e possuam reconhecimento pelas suas contribuições as ciências da saúde . A fim de que não existam sonhos que devem se rebaixar como em "Joana D' Arc".
0
Avatar do usuário
Por RaylsonSilva
Quantidade de postagens
#121196
Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: A constituição Cidadão, cujo conteúdo garante a igualdade a todos. Entretanto, a co tribuição das mulheres nas ciências da saúde impede que os brasileiros usufruam desse direito constitucional. Com efeito, a solução do problema pressupõe que se combata não só a invisibilidade das mulheres, mas também a omissão do Estado.
       Diante desse cenário, a colaboração da mulher nas áreas de saúde fragiliza a dignidade humana delas. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU - assegura que todos os indivíduos fazem jus a direitos básicos, a exemplo disso foi durante a pandemia em que países liderados por mulheres tiveram resultados "sistematicamente e significativamente melhores" no combate à covid-19. Ocorre que, no Brasil, elas estão distantes de vivenciar o benefício previsto pelas Nações Unidas, sobretudo por conta de os estereótipos sobre as mulheres na sociedade, situações de violência verbal, assédio, sobrecarrega de trabalho e desigualdades de gênero.
       Ademais,  a inércia estatal inviabiliza a participação das mulheres na área da ciência. A esse respeito, o filósofo inglês Jonh Locke desenvolveu o conceito de "Contrato Social", a partir do qual os indivíduos deveriam confiar no Estado, que, por sua vez, garantiria direitos inalienáveis à população. Todavia, o conhecimento da mulher na ciência evidencia que o Poder Público brasileiro se mostra incapaz de cumprir o contrato de Locke, na medida em que a falta de verbas públicas a dar mais visibilidade a elas na ciência da saúde.
       Portanto, que medidas sejam tomadas para incentivar a colaboração a mulher. Nesse sentido, as escolas - Responsáveis pela Transformação Social - devem ensinar a reivindicar melhorias em relação a contribuição das mulheres nas ciências da saúde,por meio de projetos pedagógicos, como palestras e ações comunitárias. Essa iniciativa terá a finalidade de romper a inércia do Estado e de garantir que o tratamento digno previsto pelas Nações Unidas deixe de ser, em breve, uma utopia no Brasil.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
112 Exibições
por Babidi
0 Respostas 
128 Exibições
por stitch12
5 Respostas 
262 Exibições
por Evely190301
0 Respostas 
101 Exibições
por Original
0 Respostas 
83 Exibições
por rafaella03
4 Respostas 
527 Exibições
por baja
5 Respostas 
508 Exibições
por pio10
0 Respostas 
58 Exibições
por lemuelevi
2 Respostas 
153 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
284 Exibições
por joycekelly88

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM