Em primeiro lugar, ressalta-se a inépcia do Estado neste contratempo. Como título de exemplo, países que possuem alto índice de desenvolvimento e, consequentemente, menos lixo, gozam da eficiente administração do governo. Nesse ponto de vista, observa-se a inadvertência do estado no que tange a contaminação do solo, pois, com a baixa fiscalização de atos como o despejo indevido dos restos no país, vê-se também o baixo investimento na coleta do mesmo, ou seja, exibindo a negligência e os problemas de saúde para a nação, tendo em vista que as taxas de poluição do ar irão subir e afetar o sistema respiratório do corpo social brasileiro. Em resumo, identificam-se os estorvos estatais neste empecilho.
Ademais, é de demasiada importância citar a ignorância no quesito ambiência da população brasileira. Exemplificativamente, Mary Daly dizia que temos que olhar para a natureza como nossos irmãos, e não como escravos. Nesse contexto, é nítido o desleixo da comunidade em preservar a natureza, levando em conta que os mesmo a maltratam jogando plásticos, papeis, vidros e resíduos orgânicos em área aberta, sendo que para cada tipo de material existem um despejo correto, mostrando a incúria da federação. Em síntese, evidencia-se o descuido brasileiro nessa questão.
Assim sendo, é vital que este assunto se torne de interesse público. Portanto, urge ao Ministério da Saúde e ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de verbas governamentais, realizarem intensas fiscalizações do comportamento populacional e criar campanhas publicitárias para o adequado descarte do lixo e lecionar os mesmos sobre os perigos a cerca disso. Nessa lógica, poderemos ter uma melhora na qualidade de vida do cidadão brasileiro e, por consequência, não se adequarmos ao pensamento de Pitágoras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.