Em primeira análise, convém destacar que a baixa renda é um fator segregador da sociedade, pois impede a vivência plena do ambiente educacional. Em um país onde quase 100 milhões de pessoas recebem menos que um salário mínimo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), torna-se frequente a evasão escolar, especialmente no ensino médio, para o ingresso no trabalho; visando amparar seus familiares com as despesas do lar. Essa fuga momentânea com cunho financeiro na infância e adolescência, gera-se, consequentemente, pessoas menos instruídas; favorecendo, portanto, a continuidade de uma classe de baixa renda.
Além disso, a falta de políticas públicas voltadas para a educação - transporte, alimentação, ambiente digno de estudo, bolsa estudantil – sobretudo em regiões afastadas de grandes centros, como áreas rurais e periféricas, que são regiões mais carentes de investimento público, acabam resultando no agravamento das evasões. Uma vez que, sem qualquer política assistencialista que possa garantir o mínimo de permanência ao aluno e atratividade pelo ensino, a escolha pelo trabalho prematuro não se faz tão difícil. Isso, além de fortalecer a evasão escolar, cria “bolhas de pobreza” em tais regiões, dado uma população menos instruída.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, a baixa renda, comum a grande parte dos brasileiros, possui ligação direta com a evasão escolar, que leva, consequentemente, a continuidade desse cenário. Além disso, a ausência de políticas públicas por parte do Estado, não só corrobora, também, para a evasão, como favorece o empobrecimento das localidades que se encontram.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.