Segundo John Rawls, expoente filósofo americano, um Estado só pode ser justo se ele maximizar as condições de vida das pessoas que possuem mínimos. Entretanto, o atual cenário brasileiro evidência que, na maioria dos casos, a evasão escolar está associada a crianças e jovens de baixa renda; sendo um problema que se agrava, ainda mais, pela falta de infraestrutura escolar. Tal fato, não apenas vai de encontro à visão de Rawls, como também demonstra problemas estruturais de Estado relacionados à evasão escolar, a qual configura um grave desafio a ser sanado no pelo Ministério da Educação do Brasil.
A constituição Federal, promulgada em 1988, assegura o direito à educação a todos e de qualidade. Contudo, às vezes esse direito precisa ser postergado ou, até mesmo, ignorado por crianças e jovens devido à necessidade de complementação da renda familiar, que já é baixa. Segundo os dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 5 milhões de alunos abandonaram seus estudos, a maioria ex-alunos das escolas públicas e com renda familiar menor que um salário mínimo. Além disso, problemas básicos, como a falta de itens de higiene e vestimentas, dificultam a continuidade desses alunos, pois afetam sua dignidade no ambiente escolar.
Ademais, destaca-se que a falta de infraestrutura escolar: professor, transporte, material, merenda, usualmente são mais precárias em zonas rurais e áreas de difícil acesso – tribos indígenas e comunidades ribeirinhas – por serem localidades sem grande desenvolvimento econômico ou com baixa densidade populacional; corroborando para que alunos mais vulneráveis economicamente permaneçam segregados da sociedade pela falta de educação e renda.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, o Ministério da Educação – incumbido de garantir o progresso do ensino brasileiro – deve implementar políticas públicas que asseguram o acesso à educação, não descartando sua associação com políticas assistencialistas, pois, como apresentado, a evasão escola tem ligação direta com a renda familiar do aluno. Ressalta-se, também, que as melhorias na infraestrutura escolar, independentemente de sua região, necessitam de atenção estatal, uma vez que sua ausência agrava a segregação dos alunos mais carentes. Com isso, será possível a formação de um país, que na visão de Rawls, fortalece a garantia de um estado mais justo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.