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Por ronaldjr
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#84392
Segundo John Rawls, expoente filósofo americano, um Estado só pode ser justo se ele maximizar as condições de vida das pessoas que possuem mínimos. Entretanto, o atual cenário brasileiro evidência uma grande exclusão digital no que concerne à falta de acesso à internet em áreas vulneráveis, relacionadas, principalmente, à escassez de infraestrutura nas zonas rurais e elevado valor de acesso para grande parte da população. Tal fato, não apenas vai de encontro à visão de Rawls, como também demonstra o desafio do Brasil em garantir o direito de acesso a todos.

Em primeira análise, é notório que o Brasil é um país com proporções continentais, o que agrava, ainda mais, o atual cenário. Contudo, a ausência de um plano nacional de desenvolvimento e o completo descaso com políticas públicas que visam à inclusão digital mediante integração de satélites e parcerias com o setor privado, agravam o isolamento em áreas rurais e remotas – aldeias indígenas e populações ribeirinhas - dificultando a garantia constitucional do acesso à internet.

Ademais, em um país onde metade de sua população ganha, aproximadamente, R$600,00 por mês, tarifas da ordem da centena não condizem com a realidade dessas pessoas. Inclusive, zonas mais afastas de grandes centros, quando não há incentivo público, apresentam elevadas tarifas em razão precária infraestrutura. Corroborando, portanto, para que pessoas já segregadas socialmente em razão de sua baixa renda, também permaneçam excluídas dos meios digitais.

Posto isso, em virtude dos fatos mencionados, cabe às autoridades públicas reconhecerem à inclusão digital como projeto de integração nacional, sendo de suma importância para o desenvolvimento do país. Destacando que sem políticas públicas, parte da população não fará uso dos meios digitais, mesmo sendo um direto de todo o brasileiro
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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