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Por Gabriel078
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Em tempos de pandemia, o acesso pleno à educação é um recurso escasso que somente as camadas socioeconômicas têm acesso. Se antes as desigualdades entre a rede pública e a privada já eram acentuadas, com o fechamento das aulas presenciais, criou-se um novo agravante ainda maior: Os alunos mais pobres - que estatisticamente são a maioria - perderam o acesso pleno à educação, aos professores, e, de maneira indireta, ao seu futuro, intimamente relacionado a colaboração econômica do indivíduo como cidadão. Entender como a diferença de condições socioeconômicas é capaz de causar meores rendimentos e disparidade de oportunidades é entender como podemos esse problema

A priori, um aluno com menos recursos terá menor disponibilidade de ferramentas, estrutura, e muito frequentemente, a necessidade de trabalho para prover o sustento pessoal. Em conjunto, esses fatores podem reduzir significativamente o rendimento do aluno, pois o mesmo, além de gastar tempo e energia no seu trabalho precoce, gerando cansaço e perca de desempenho, ao chegar em casa, se depara com outras problemáticas: Não possui estrutura para estudar, o ambiente constantemente não é favorável, faltam computadores, o acesso à internet e suas plataformas é precário ou inexistente, a insegurança alimentar assombra a vida dessas pessoas, entre outros fatores nóxios.

A posteriori, os esfeitos relatados no ambiente domiciliar também se aplicam no ambiente escolar, porém, no aspecto das oportunidades. Visto que, alunos mais pobres tendem frequentar escolas mais pobres, naturalmente irá exsitir uma menor oportunidade de aprendizagem e aplicação dos conteúdos vistos nessa instituição. Como consequência, o aluno menos favorecido terá a educação incompleta e parcial em relação aos estudantes mais favorecidos, que estudam em instituições mais estruturadas, com maiores oportunidades de aprendizagem, além de um ambiente favorável à vida acadêmica.

Dessa maneira, com menores recursos financeiros, familiares e estruturais, acrescido da disparidade de oportunidades de aprendizagem entre os estudantes de níveis socioeconômicos diferentes, podemos entender o impacto que esses fatores e seus respectivos subfatores causam na desigualdade escolar. Em casos como esse, é fundamental que o estado crie políticas de assistência estudantis às camadas menos favorecidas, visando diminuir as assimetrias presentes entre os diferentes níveis econômicos, e de quebra, reduzindo drasticamente as chances com que o ciclo da pobreza de perpetue.

@Mylike
@JoaoPedro72
@Lasy
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Mylike
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#84336
Parabéns!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Gabriel078
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#84337
Mylike escreveu:Parabéns!
Valeu, achei que ia tirar uns 400... É um começo razoável pra um iniciante kkkkk
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84340
Gabriel078 escreveu:
Mylike escreveu:Parabéns!
Valeu, achei que ia tirar uns 400... É um começo razoável pra um iniciante kkkkk
Ficou acima da média brasileira já! Qualquer coisa é só marcar... :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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