Em primeiro lugar, o descaso do governo com a infraestrutura urbana contribui para agravar o problema. Segundo a Ancine (2019), diversas populações, nas regiões do norte e nordeste, estão excluídas ou mal assistidas, porque os cinemas se localizam nos centros urbanos e nas localidades mais ricas. Ou seja, os cinemas continuam afastados da população carente, tornando pouco viável o deslocamento até eles. Dessa forma, fica perceptível que essa falha de estruturação urbana dificulta a acessibilidade dos mais pobres.
Ademais, as desigualdades sociais agravam esse cenário. Sob esse contexto, a pessoas mais desfavorecidas tem certa dificuldade em frequentar os cinemas, pois os custos envolvidos (de transporte e do ingresso) tornam pouco viável a frequência da população ao cinema. No entanto, conforme o artigo 3 da Constituição Federal, é dever do Estado diminuir as desigualdades sociais. Assim, percebe-se que o governo precisa intervir diante dessa situação.
Em suma, é preciso adotar medidas mitigadoras para diminuir esse problema. Cabe ao Ministério da Cidadania investir fundos governamentais na construção de cinemas nas regiões mais afastadas do centro a fim de que as pessoas mais humildes tenham uma maior viabilidade. Além disso, deve oferecer ingressos com preços populares, com fito de contornar os efeitos das disparidades sociais que atrapalham o acesso da população pobre, fazendo com que a democratização ocorra de fato. Com essas medidas, espera-se que situações análogas ao que acontece no filme “O menino que descobriu o vento” se tornem apenas casos isolados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada