Tendo em vista a chegada da pandemia da Covid-19, há constantes mudanças no cenário político brasileiro e como consequência têm-se implantado um momento de instabilidade política. Devido a este cenário, os valores de insumos básicos não só como petróleo, mas também energia elétrica disparam e por isso afetam toda a uma cadeia produtiva que por sua vez “deságua” no preço dos alimentos que compõem nossas refeições. De acordo com o IBGE, a definição de insegurança alimentar é dada pela possibilidade da ausência de alimentos ou refeições completas ao longo do dia. Logo, têm-se vários “distritos 12” no Brasil.
Ainda em relação a trilogia, nota-se a dicotomia social existente entre os 12 distritos, como por exemplo, não somente no excesso de vestuário como também nas refeições. Haja visto que a Capital de “Panem” desfruta de banquetes fartos e festas exuberantes e em contrapartida, Katniss e seu distrito lutam pela subsistência. Assim como na ficção, têm-se essa gritante desigualdade social também em nossas regiões do Brasil. De acordo com o levantamento da Fiocruz, as regiões Norte e Nordeste juntas equivalem a quase 1/3 dos lares em situação de insegurança alimentar no Brasil.
Por fim, urge a necessidade de combater estes desafios, assim como Katniss através de perseverança e pensamento coletivo mudou a realidade de todos os distritos. Em paralelo a ficção, cabem aos nossos governantes e fornecedores de insumos básicos direcionarem esforços por meio de parcerias, para trazer a queda dos custos destes insumos para que a cadeia produtiva dos alimentos por consequência forneça uma refeição final mais acessível aos lares dos brasileiros. Pois assim, tanto a instabilidade política quanto a dicotomia social existente nas regiões do Brasil irão diminuir. Por fim, que através de iniciativas como essas possa-se ajudar todos os nossos “distritos 12” que são formados por pessoas perseverantes e merecedoras de um sentimento tão importante quanto o da segurança alimentar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada