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Por JoaoPedro72
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#84145
Em seu célebre poema “No meio do caminho”, o poeta Carlos Drummond de Andrade metaforizou os obstáculos da vida como sendo uma pedra intransponível. Transcendendo a literatura, pode-se comparar, também, essa rocha à alimentação irregular, que configura um grave desafio a ser sanado no Brasil. Nesse sentido, com o intuito de combater a chaga, urge, antes de tudo, uma análise tanto da lacuna educacional quanto da influência midiática como suas causas.

Em primeira análise, deve-se pontuar a displicência escolar sob a perspectiva de Paulo Freire. Para o pedagogo, o método de ensino é bancário, isto é, pouco estimula a reflexão crítica. Sob essa lógica, é plausível afirmar que considerável parcela das escolas, enquanto continuam a priorizar tal metodologia, não buscam elucidar a criticidade dos discentes no que tange à alimentação saudável, seja essa por inserir discussões acerca do assunto, seja essa por desenvolver conhecimentos específicos sobre como ter uma alimentação adequada, o que torna essa prática irregular e insalubre, podendo, por conseguinte, ocasionar problemas de saúde, como a obesidade. É paradoxal, assim, que a escola tenha alto poder formador e, ao mesmo tempo, não conscientiza os alunos a respeito de um imbróglio tão assustador.

Em segunda análise, é imprescindível acentuar como a manipulação da mídia intensifica a questão. A título de exemplo, o sociólogo Pierre Bourdieu defendia que os mecanismos democráticos não devem se tornar em ferramentas opressoras. Nota-se, no entanto, que os meios de comunicação, somadas ao interesse financeiro de empresas que promovem uma alimentação insalubre — como as de fast food —, revelam uma face opressora ao privilegiar refeições irregulares em detrimento da alimentação benéfica à saúde. Como desdobramento, o indivíduo é manipulado e acaba instigando doenças como o diabetes. Desse modo, caso essa influência nefasta permanecer vigente, o revés continuará a angustiar a nação.

Em vista dos argumentos supracitados, é imperioso que o Ministério da Educação introduza, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, uma disciplina voltada à alimentação saudável, incentivando rodas de debate, palestras e aulas sobre o tópico, as quais afetarão as matérias de filosofia, sociologia e biologia com vistas a promover uma saúde adequada aos estudantes. Ademais, a mídia deve fazer valer seu poder influenciador para estimular a alimentação salubre. Feito isso, poder-se-á ver o país em progresso, e menos infortúnios como os vistos em “No meio do caminho” irão acontecer.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por JoaoPedro72
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#84146
@EuDavila @Higorvaz @Mylike

Olá pessoal! Caso vocês desejarem, poderiam corrigir minha redação?

Peço que vocês relevem um erro na redação, onde eu escrevi “somadas” em vez de “somados”. Obrigado!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Mylike
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#84158
O único erro da sua redação é que ela acaba... parabéns novamente! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por JoaoPedro72
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#84159
Mylike escreveu:O único erro da sua redação é que ela acaba... parabéns novamente! :)
Muito obrigado pelo elogio, Willian!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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