Em primeira análise, deve-se pontuar a displicência escolar sob a perspectiva de Paulo Freire. Para o pedagogo, o método de ensino é bancário, isto é, pouco estimula a reflexão crítica. Sob essa lógica, é plausível afirmar que considerável parcela das escolas, enquanto continuam a priorizar tal metodologia, não buscam elucidar a criticidade dos discentes no que tange à alimentação saudável, seja essa por inserir discussões acerca do assunto, seja essa por desenvolver conhecimentos específicos sobre como ter uma alimentação adequada, o que torna essa prática irregular e insalubre, podendo, por conseguinte, ocasionar problemas de saúde, como a obesidade. É paradoxal, assim, que a escola tenha alto poder formador e, ao mesmo tempo, não conscientiza os alunos a respeito de um imbróglio tão assustador.
Em segunda análise, é imprescindível acentuar como a manipulação da mídia intensifica a questão. A título de exemplo, o sociólogo Pierre Bourdieu defendia que os mecanismos democráticos não devem se tornar em ferramentas opressoras. Nota-se, no entanto, que os meios de comunicação, somadas ao interesse financeiro de empresas que promovem uma alimentação insalubre — como as de fast food —, revelam uma face opressora ao privilegiar refeições irregulares em detrimento da alimentação benéfica à saúde. Como desdobramento, o indivíduo é manipulado e acaba instigando doenças como o diabetes. Desse modo, caso essa influência nefasta permanecer vigente, o revés continuará a angustiar a nação.
Em vista dos argumentos supracitados, é imperioso que o Ministério da Educação introduza, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, uma disciplina voltada à alimentação saudável, incentivando rodas de debate, palestras e aulas sobre o tópico, as quais afetarão as matérias de filosofia, sociologia e biologia com vistas a promover uma saúde adequada aos estudantes. Ademais, a mídia deve fazer valer seu poder influenciador para estimular a alimentação salubre. Feito isso, poder-se-á ver o país em progresso, e menos infortúnios como os vistos em “No meio do caminho” irão acontecer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.