Em primeiro lugar, é de demasiada notoriedade citar a lacuna educacional financeira na nação, onde as escolas e colégios não instruem esse assunto. Jean Piget disse -“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”. Em contradição, percebe-se o descaso do Estado sobre a educação financeira de sua nação, onde o próprio não insere verbas governamentais para isso e, em seguida, ocasiona em uma “ignorância econômica”, pois pessoas desinformadas financeiramente tendem a usarem seu dinheiro de forma não produtiva e eficiente, reduzindo o índice de inovação no país e, consequentemente, a riqueza do mesmo.
Em segundo lugar, vê-se uma inaptidão do governo no incentivo aos empreendedores no país. Paulo Freire dizia que –“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Exemplificativamente, notam-se a falta de incentivo do empreendedorismo por parte do governo a sua população, deixando a mesma passiva a escolhas individuais e reduzindo o capital social, uma vez que conhecimento e encorajamento não são lhes dado nas instituições de ensino, ou seja, originando em menos patrimônio privado circulando pelo território e desaquecendo a economia. Indubitavelmente, isso deve ser corrigido o quanto antes.
Sendo assim, é de interesse público que esses estorvos sejam solucionados. Portanto, cabe ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), por meio de verbas governamentais e ações publicitárias, desenvolverem iniciativas que alavanquem o conhecimento financeiro e o pensamento autônomo nas instituições de ensino para que haja um aumento na criação de pequenas empresas e o incentivo por parte da população. Nesse ínterim, podemos criar uma comunidade empresarial maior e, logo após, melhores condições econômicas para o país, subindo sua riqueza e, talvez, chegarmos mais perto ao pensamento de Karl Marx.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.