Primeiramente, vale ressaltar o consumo desregrado como impulsionador desse problema. De acordo com o instituto Brasileiro de geografia e estatística IBGE, 76% dos brasileiros não praticam consumo consciente no Brasil. Isso ocorre muitas vezes, por conta da persuasão que os influenciadores digitais têm sobre o consumidor. Como por exemplo, quando é mostrado uma bolsa que se diz ser versátil barata entre outras qualidades, o espectador se ver tentado adquirir o produto mesmo não sendo necessário à ele.
Outrosim, é imprescindível pontuar a necessidade de estar sempre atualizado com os últimos produtos lançados. Isso de acordo com o sociólogo polonês, zygmunt Bauman, faz parte da modernidade líquida, onde nada foi feito para durar. Isto é, o consumidor tende a estar em constante mudança para acompanhar as atualidades. Um computador comprado hoje amanhã pode não está na "moda" amanhã, e ser lançado outro mais atual.O que por sua vez faz com que o consumidor, que comprou o primeiro sinta-se inferior a quem adiquiriu o segundo, causando assim a necessidade de se está sempre à frente.
É por tanto, inadmissível que esse esse problema persistia na sociedade brasileira. Sendo assim e necessário que o Estado, através de debates, crie campanhas de conscientização ao consumismo por meio de propagandas midiáticas voltadas para a temática. Visando assim a diminuição e consequentemente a erradicação desse obstáculo. Criando assim, uma sociedade mais consciente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.