No longa-metragem animado “O Touro Fernando” da 20th Century Studios, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, é retratada a história de um bezerro de temperamento calmo que é apaixonado por flores e se recusa a entrar em brigas, chegando a ser ridicularizado por seu comportamento incomum.
Embora este seja um desenho animado direcionado principalmente para o público infantil, ele aborda um assunto muitas vezes negligenciado pela sociedade atual que é a pressão imposta sobre o sexo masculino pelos estereótipos de gênero. A massa popular, preocupada com o rompimento do patriarcado estrutural e à concessão de direitos às mulheres, muitas vezes se esquece de que os homens também estão nessa mesma luta de direitos.
De acordo com o Conselhos Tutelares de Feira de Santana, na Bahia, dados de 2003-2004, a maioria das crianças entre 2 e 13 anos que sofrem violência familiar são do gênero masculino. Essa violência muitas vezes justificada como forma de educação e o cardeal motivo dessa justificativa é de que “os meninos são/devem ser mais fortes”, sendo que esse tratamento apenas tira da criança a liberdade de ser quem ela é, gerando no futuro homens de masculinidade frágil e temperamento curto, tornando-os mais propensos a entrar em brigas e à violência uns contra os outros, além de ser mais predispostos à prática do machismo.
Tomando isso de base, o Estado brasileiro deve dispersar essa informação, por intermédio de palestras e reuniões com os cidadãos adultos responsáveis pela educação de uma ou mais crianças, a fim de conscientizar as famílias brasileiras sobre a liberdade e individualidade das crianças, principalmente meninos. Esperando com isso que a pressão sobre a população masculina diminuía e, com ela, a violência, o machismo, dentre outros problemas sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.