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Por Annabelle
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#82358
O principal desafio da igualdade de gênero
No longa-metragem animado “O Touro Fernando” da 20th Century Studios, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, é retratada a história de um bezerro de temperamento calmo que é apaixonado por flores e se recusa a entrar em brigas, chegando a ser ridicularizado por seu comportamento incomum.
Embora este seja um desenho animado direcionado principalmente para o público infantil, ele aborda um assunto muitas vezes negligenciado pela sociedade atual que é a pressão imposta sobre o sexo masculino pelos estereótipos de gênero. A massa popular, preocupada com o rompimento do patriarcado estrutural e à concessão de direitos às mulheres, muitas vezes se esquece de que os homens também estão nessa mesma luta de direitos.
De acordo com o Conselhos Tutelares de Feira de Santana, na Bahia, dados de 2003-2004, a maioria das crianças entre 2 e 13 anos que sofrem violência familiar são do gênero masculino. Essa violência muitas vezes justificada como forma de educação e o cardeal motivo dessa justificativa é de que “os meninos são/devem ser mais fortes”, sendo que esse tratamento apenas tira da criança a liberdade de ser quem ela é, gerando no futuro homens de masculinidade frágil e temperamento curto, tornando-os mais propensos a entrar em brigas e à violência uns contra os outros, além de ser mais predispostos à prática do machismo.
Tomando isso de base, o Estado brasileiro deve dispersar essa informação, por intermédio de palestras e reuniões com os cidadãos adultos responsáveis pela educação de uma ou mais crianças, a fim de conscientizar as famílias brasileiras sobre a liberdade e individualidade das crianças, principalmente meninos. Esperando com isso que a pressão sobre a população masculina diminuía e, com ela, a violência, o machismo, dentre outros problemas sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Luana1sSilva
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#82361
Saúde mental refere ao nosso bem-estar psicológico e a estabilidade emocional que possuímos.
É correto frisar que as pessoas ainda negligenciam a importância de se falar sobre "saúde mental", os índices de depressão só aumentam segundo uma pesquisa da "Ufjf os sintomas de depressão ultrapassa 90% na pandemia".
Procurar ajudas, como terapias ainda é um tabu, principalmente entre os homens; pois não "querem expor seus sentimentos, emoções, das situações difíceis que passam". E ao público geral, utilizam desculpas para não fazerem terapias; tais como:Eu até faria... terapia mas é caro, talvez nem funcione no meu caso,não tenho tempo, ninguém muda. Elas agarram nessas desculpas e com isso vão deixando de lado e adiando a sua melhora.
Buscar ajuda psicológica é algo temido por muitas pessoas, que consideram uma escolha de "gente maluca/doida", mas na verdade a terapia auxilia qualquer pessoa que deseja ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com outras pessoas. Fazer terapias pode nos ajudar em vários setores da nossa vida emocional, ajuda a nos conhecer melhor, e a enfrentar alguma dificuldade com mais facilidade. Afinal "Não existe saúde sem saúde mental".
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#84046
1- Seu texto deve estar conectado por conectivos
2-Sua proposta de intervenção deve contar com:agente,ação,modo/meio,finalidade e detalhamento
Você escreve muito bem, se você compreender melhor os critérios do ENEM irá facilmente tirar 900+, parabéns pela sua redação! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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